O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, catalogou 17.251 objetos perdidos nos seus trens e estações em 2019. O número registrado foi 36% maior que no ano anterior, quando 12.682 itens foram esquecidos nas dependências da concessionária.
Em 2017, o número de registros foi de 13.567 objetos perdidos. Durante as operações especiais do MetrôRio nos grandes eventos na cidade, como Carnaval, Réveillon e Rock in Rio, costuma ser observado aumento no número de ocorrências deste tipo.
Somente na noite do último Réveillon, foram encontrados mais de 800 itens em todas as estações e nos trens. Nesse período, os objetos mais frequentes foram carteiras, cartões, documentos, chinelos, óculos, chapéus, barraca e cadeira de praia. As estações com maior número de casos são Carioca, Botafogo, Pavuna, Uruguaiana e Jardim Oceânico.
Na operação especial montada durante o Rock in Rio 2019, foram contabilizados cerca de 500 itens perdidos durante os sete dias de evento, número 56% maior que a média de dias anteriores. Logo após o festival, a operação de devolução mobilizou os colaboradores da concessionária, e a maioria dos itens voltou para as mãos dos donos.
O setor de Achados e Perdidos chega a contabilizar mensalmente cerca de dois mil itens perdidos nas composições e plataformas. Entre os achados, há desde pertences mais “comuns”, como carteiras com documentos e dinheiro, até objetos pessoais e inusitados, como bengalas, perna mecânica, dentaduras, bicicletas, ventiladores e até computadores.
No mês de julho, uma funcionária da limpeza da estação Pavuna encontrou a carteira de um porteiro com R$ 2.460,50 em espécie e um contracheque, além de documentos. Após 15 dias de buscas, os colaboradores conseguiram identificar o proprietário, que já não esperava mais reaver o dinheiro, e fizeram a devolução. Já no mês de outubro, foi encontrado um violino, na estação do Flamengo. O objeto, deixado no interior de um trem, dentro de um estojo de madeira, foi catalogado pelo Achados e Perdidos e devolvido ao dono com ajuda da imprensa, que fez a divulgação.
“Alguns passageiros desconhecem o serviço e não têm esperança de encontrar os objetos. Nossos funcionários, além de cadastrar tudo que é achado, tentam entrar em contato com o cliente, para que eles possam recuperar seus pertences com segurança e praticidade”, comenta Simone Pfeil, gerente de comunicação e marketing do MetrôRio.
Como recuperar um objeto perdido
Os clientes que perderam ou esqueceram algum objeto nos trens ou nas estações do MetrôRio podem entrar em contato por meio do site metrorio.com.br, ou também dirigir-se diretamente ao Espaço do Cliente, na estação Carioca, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados a doações para instituições sociais.
30/01/2020 – MetrôRio