A concessionária firmou parceria com a Oracle, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo
O MetrôRio – importante modal da cidade do Rio de Janeiro, transporta diariamente cerca de 600 mil pessoas – acompanha as tendências da área de Tecnologia da Informação (TI) e investe em modernização e segurança para promover a excelência do atendimento ao cliente. Um dos passos importantes nesse sentido foi a parceria firmada com a Oracle, empresa multinacional de tecnologia norte-americana, para migração da estrutura de backoffice da concessionária para a nuvem Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
Para o gerente de TI do MetrôRio, Apolo Araujo, a mudança do sistema “SAP ERP” (planejamento integrado dos processos administrativos) para a plataforma OCI, trouxe mais eficiência tecnológica, escalabilidade e uma redução de custos estimada em 35% em manutenção e infraestrutura. Com a nuvem de última geração, evitou-se um alto investimento na compra de um novo data center, que demandaria gastos com servidores, cabeamento, infraestrutura de datacenter e licença de banco de dados, além da rotina de atualização de hardware, entre 5 a 10 anos.
Entre os outros benefícios da Oracle Cloud Infrastructure, Apolo destaca a praticidade na administração: “Com um data center local, há muitas preocupações, tais como estrutura física, controle de acesso e renovação de ativos. Já com a OCI, ganhamos mais elasticidade, que, conforme momentos de maior demanda, disponibiliza mais recursos para as máquinas e, nos tempos ociosos, reduz o processamento que resulta em uma economia muito significativa”, afirma.
De olho nas tendências, o gerente de TI do MetrôRio afirma que a concessionária seguirá investindo nessa tecnologia, assim como em outras soluções alinhadas a sua estratégia de eficiência e de alta qualidade da prestação de serviço ao cliente.
27/07/2023 – MetrôRio