MetrôRio: planejamento e experiência para atender 3,7 milhões de clientes previstos neste carnaval

Força-tarefa da concessionária conta com todas as áreas da empresa para o funcionamento ininterrupto do sistema por 119 horas nos cinco dias de folia

Enquanto o som dos tamborins ecoa nos blocos de rua da cidade e na Marquês de Sapucaí, com os tradicionais desfiles das escolas de samba e shows no Terreirão do Samba, as equipes do MetrôRio seguem em ritmo de folia reforçando a operação especial da concessionária. Para atender aos clientes durante os dias de carnaval, as composições do metrô circulam 24 horas até a noite de terça-feira (21/02) e, depois, no Desfile das Campeãs, das 5h de sábado (25/02) às 23h de domingo (26/02).

A operação de carnaval do MetrôRio é uma das principais e mais complexas para a concessionária. Para ter uma ideia, a previsão é de que 3,7 milhões de pessoas circulem pelo transporte, o suficiente para encher o estádio do Maracanã 52 vezes.

Nestes primeiros cinco dias de folia, serão 119 horas ininterruptas de funcionamento do sistema metroviário, o suficiente para ir do Rio a Salvador quatro vezes, somando mais de 4.082 viagens. Serão cerca de 133 mil quilômetros percorridos pelas composições, o equivalente a quase quatro voltas ao redor da Terra. Ao todo, somando também o fim de semana de Desfile das Campeãs, serão 161 horas de operação especial, com mais de 5.500 viagens e cerca de 156 mil quilômetros percorridos pelos trens.

Todo esse esquema especial do MetrôRio só é possível graças ao empenho dos funcionários da concessionária que trabalham divididos por setores e em turnos para oferecer qualidade e segurança aos foliões, cariocas e turistas que utilizam o metrô nos dias de carnaval.

Para a preparação das operações especiais, é preciso adaptar a programação rotineira do metrô, o que só é possível para períodos curtos, como os de carnaval e réveillon. A concessionária segue um planejamento estratégico que é realizado meses antes do evento. Neste período, diversas reuniões ocorrem envolvendo todas as áreas da empresa, especialmente as equipes de atendimento, operação e manutenção. Essa integração entre os times contribui para que todas as etapas do cronograma sejam cumpridas com precisão, agilidade e eficiência.

A equipe de manutenção de trens e estações, por exemplo, deixou tudo pronto às 4h do dia 17/02, porque os primeiros trens começaram a circular, fazendo uma varredura nas 41 estações do sistema para que tudo corresse bem durante a operação especial. Entre os procedimentos realizados nas composições estão revisão do sistema de ar-condicionado, avaliação das portas e da fuselagem. Já nas estações, foram feitas inspeções de via, correção de trilhos e revisão dos sistemas de energia, sinalização e de bilhetagem.

Em outra frente, a equipe de Serviço ao Cliente (SAC) inicia o atendimento no 0800, além dos profissionais nas estações e agentes de segurança que seguem à disposição dos clientes. O time é responsável pelo funcionamento das 41 estações e é ele quem cuida dos mínimos detalhes, como a operação dos equipamentos de acessibilidade e ajudar informando e dando orientações aos passageiros.

Durante o funcionamento especial de carnaval, a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) também fica a postos para acompanhar em tempo real, dia e noite, 24 horas, tudo que acontece no metrô. O time fica de olho nas 2 mil câmeras que monitoram todos os pontos da operação (estações, composições e vias), garantindo a segurança do sistema.

A força-tarefa de carnaval vai até as 23h de domingo (26/02). As equipes, no entanto, retomam os esforços pontualmente às 5h de segunda-feira (27/02), quando a operação do sistema metroviário volta ao funcionamento de rotina.

20/02/2023 – MetrôRio