A partir desta quinta-feira, dia 20, os clientes do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, já poderão usar também seus cartões de débito para efetuar o pagamento da passagem diretamente nas catracas, utilizando a tecnologia NFC presente em cartões ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, sem a necessidade de compra do bilhete físico. Assim, mais pessoas terão acesso à conveniência, praticidade e segurança presentes nesta facilidade, disponível desde abril do ano passado para cartões de crédito Visa, parceira do MetrôRio na implantação do serviço, disponível nas 41 estações das três linhas do metrô carioca.
Além da opção de mais uma modalidade de cartão, o sistema de pagamento por aproximação desenvolvido no MetrôRio passará a aceitar também os cartões de débito e crédito da Mastercard, ampliando o universo de possíveis usuários do serviço.
Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito/débito ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas. Os clientes também podem usar seus cartões Mastercard ou Visa em carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay para pagar sua passagem por aproximação.
O diretor Comercial do MetrôRio, Charles de Sirovy, reforça os benefícios com a chegada de uma nova facilidade para os usuários do sistema: “Oferecer mais esta opção de pagamento para os clientes é um dos resultados do trabalho do MetrôRio no desenvolvimento de serviços integrados que possam melhorar a experiência do passageiro, dando mais comodidade com o uso de novas tecnologias”, afirma.
Para a Visa, a iniciativa promove a inclusão: “O pagamento por aproximação permite levar inovação e praticidade ao dia a dia de milhares de pessoas. Com o débito, vamos poder incluir ainda mais cariocas, moradores e turistas na solução e ampliar o acesso ao transporte público de forma mais rápida e conveniente”, completa Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.
O presidente e CEO da Mastercard Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, comemora a ampliação do serviço para mais uma parcela dos usuários do MetrôRio: “Agora, consumidores Mastercard poderão utilizar o transporte público da cidade com o mesmo cartão ou dispositivo que utilizam para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso”, explica.
Mais de 700 mil utilizações
Desde seu lançamento, em abril do ano passado, cerca de 730 mil passagens já foram pagas com cartões Visa utilizando a tecnologia de aproximação, trazendo mais fluidez ao embarque. O número de usuários recorrentes vem aumentando a cada dia. De acordo com levantamento do MetrôRio, a média de utilizações diárias passou de cerca de mil em maio de 2019 para 4,5 mil na primeira semana de fevereiro.
Os cartões físicos com a tecnologia NFC são os meios mais usados para embarque nas estações, escolhidos por 52% dos usuários, seguidos pelos dispositivos com carteira digital (celulares, pulseiras, relógios etc). A estação com maior número de utilizações do serviço é a Carioca, com 12% dos embarques, seguida de Botafogo (9%), Jardim Oceânico (7,8%), Uruguaiana (6%) e Cinelândia (4,6%). Cada cliente utiliza o meio de pagamento, em média, 1,75 vezes por dia.
Turistas estrangeiros
De acordo com dados da VisaNet, turistas ingleses são os estrangeiros que mais usam seus dispositivos com a tecnologia. Seguidos deles estão os argentinos, franceses, americanos, alemães e espanhóis. A análise, realizada entre abril e dezembro de 2019, traz todas as transações realizadas com cartões de emissores internacionais nas catracas do metrô da cidade. No total, pessoas de mais de 19 nacionalidades usaram a solução nesse período.
20/02/2020 – MetrôRio