Em apoio à Campanha do Novembro Azul, de prevenção à saúde do homem, o MetrôRio firmou uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde para conscientizar seus clientes sobre a importância do autocuidado e incentivar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. Ao longo de todo o mês, os passageiros que circulam pelo sistema podem conferir as orientações nos painéis das 41 estações e TVs dos trens.
Segundo o levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) ,entre 2017 e 2020, as doenças envolvendo o aparelho circulatório, como infarto, AVC e hipertensão, foram as que mais mataram os homens, com 52.541 vítimas. O câncer ficou em segundo lugar, com 39.335 óbitos. O cenário se repete mesmo na faixa etária dos 30 aos 69 anos. Entre os tipos de câncer, o de próstata, ponto focal do movimento Novembro Azul, é o que mais acomete o público masculino.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano passado, neste tipo de câncer, 6.440 novos casos a cada 100 mil habitantes podem ter sido diagnosticados no estado do Rio. Na sequência, aparecem os do aparelho digestivo (esôfago, estômago, cólon e reto), que somaram 4.120 novos casos a cada 100 mil habitantes, de acordo com as estimativas.
Diante desses dados, o MetrôRio abraça a campanha da SES, provocando a reflexão para que os homens fluminenses possam cuidar mais da saúde, fazendo exames regularmente.
17/11/2021 – MetrôRio