Escadas da Diversidade, o glossário ‘Diversiquê’ e ações de conscientização nos carros femininos são algumas das iniciativas reconhecidas como boas práticas pela Blend Edu
O MetrôRio recebeu o prêmio Diversidade em Prática, organizado pela Blend Edu, startup especializada em diversidade e inclusão. O time da concessionária venceu na categoria “Comunicação Inclusiva”, com suas campanhas do Programa de Diversidade de 2022 e 2023, concorrendo com empresas como Google, Reserva, Lab 678 e Synergia.
Entre os cases do MetrôRio que foram reconhecidos pela premiação, estão iniciativas de conscientização e letramento voltadas aos colaboradores e clientes da concessionária como as “Escadas da Diversidade”, realizadas nas estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro para o Mês do Orgulho LGBTI+, quando a empresa “vestiu” os locais com as cores do arco-íris e veiculou mensagens de apoio à luta pela igualdade de direitos em suas comunicações internas. Outra iniciativa reconhecida é o ‘Diversiquê’, um glossário da diversidade para desconstrução de expressões preconceituosas do cotidiano, com orientações sobre uma comunicação mais respeitosa e inclusiva.
Também fazem parte do case premiado ações da concessionária para a promoção de debate de temas como o racismo, por meio da campanha “Cancele o Racismo“; e campanha de sensibilização e combate à violência contra a mulher, com rondas nos carros femininos do sistema metroviário, oferecendo atendimento e orientações às passageiras sobre como denunciar casos de agressão. Além disso, a empresa divulgou vídeos informativos sobre canais de atendimento e promoveu workshops internos de enfrentamento à violência, tanto para homens quanto para mulheres.
“É motivo de orgulho ver que as nossas campanhas de comunicação voltadas aos colaboradores e clientes são reconhecidas como boas práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e vão inspirar outras instituições. Essa conquista reforça os valores que defendemos ativamente e são pilares da missão da empresa”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
O anúncio do resultado do prêmio, que está em sua segunda edição, ocorreu durante a programação do “Diversidade Em Prática Summit”, maior evento online dedicado ao tema no país. A premiação tem como objetivo identificar, reconhecer e compartilhar as boas práticas e projetos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) e Ambiental, Social e Governança (ESG) mais inovadores do mercado corporativo e que contribuem para a construção de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos.
O prêmio ‘Diversidade em Prática’ conta com oito categorias, são elas: Comunicação inclusiva, Cultura inclusiva, Educação e Empoderamento, Estrutura Interna, Infraestrutura e Processos, Liderança inclusiva, Negócios Inclusivos e Representatividade, além da categoria Top of Mind #DiversidadeEmPrática, que teve votação popular para entender qual é a empresa ou marca mais lembrada ao se pensar em empresas referência em diversidade.
28/09/2023 – MetrôRio