A concessionária Metrô Rio colocou em operação na manhã deste sábado o nono trem da futura Linha 4 e a quarta composição revitalizada, das 30 que serão modernizadas. Nesta quinta-feira, começará a operar o 10º, dos 15 novos veículos que vão atender o trecho que levará até a Barra da Tijuca.
As 15 novas composições da Linha 4, vindas da China, vão circular com passageiros das linhas 1 e 2 durante os horários de maior movimento, quando ao concessionária opera com a frota completa de trens. Os novos veículos são formados por seis carros e têm capacidade para 1.800 pessoas, além de ar-condicionado, passagem interna entre os carros, painéis com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno.
Outras cinco novas composições seguem em fase de testes e devem ser liberadas para circulação com passageiros até o fim do ano, assim como outros 19 trens que já operam desde 2012. Com o início das operações dos 15 novos trens, a concessionária pretende, gradativamente, revitalizar os trens mais antigos, em um investimento estimado em R$ 6 milhões.
O processo de revitalização de cada trem dura, em média, 30 dias. Neste período, são realizadas revisão no sistema elétrico, de portas e propulsão, além de manutenções preventivas e corretivas. O ar-condicionado também recebe atenção especial, com modificação de componentes e troca de condensadores. Após esse período, o trem volta à circulação. A concessionária prevê que, até o início do segundo semestre de 2016, todas as 30 composições terão sido revitalizadas.