Em 2021, quase mil objetos e documentos deram entrada no setor de Achados e Perdidos do Metrofor. A quantidade é referente a bolsas, brinquedos, celulares, documentos e até lanches esquecidos por passageiros nos trens e estações, e que acabam direcionados ao Achados e Perdidos. Das 960 perdas, de janeiro a dezembro, 51 objetos e documentos foram recuperados por seus donos, que procuraram o setor, localizado na Estação Chico da Silva. O número de resgates corresponde a 5% do total encontrado. Confira abaixo o balanço de 2021 relativo às linhas que atendem Fortaleza e Região Metropolitana:
Os objetos que chegam ao Achados e Perdidos permanecem disponíveis para resgate por três meses após sua entrada. Após esse período, os documentos são entregues aos Correios, e ainda podem ser resgatados pelos donos, caso procurem a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Já os objetos que ainda podem ter alguma utilidade ou valor são doados para a organização não-governamental, e sem fins lucrativos, Emaús. No caso de lanches e alimentos perecíveis, para manter a higiene, são descartados em pouco tempo.
Veja na tabela abaixo como funciona o setor de Achados e Perdidos:
As linhas do Metrofor que operam em Sobral e Cariri também possuem atendimento para devolução de objetos perdidos. Confira abaixo os telefones de contato:
VLT do Cariri: 88-3523-8407. Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Local: Centro Administrativo.
VLT de Sobral: 88-3677.2317. Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Local: Centro de Controle Operacional do VLT de Sobral.
Linhas Sul, Oeste e Parangaba-Mucuripe: 3212-1069. Atendimento de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h. Local: Estação Chico da Silva (Linha Sul).
01/02/2022 – Metrofor