Metrofor: Dobra o número de pessoas que recuperam itens perdidos nos Metrôs e VLTs, por meio do serviço de Achados e Perdidos

A quantidade de objetos devolvidos aos seus donos, através do setor de Achados e Perdidos do Metrofor, registrou aumento de 116% em 2022, em relação ao ano anterior (2021). Já no caso dos documentos e cartões de banco perdidos nos trens e estações, o crescimento foi de 66,6% no mesmo período. Esses índices refletem a maior procura dos passageiros por seus itens esquecidos durante o uso do transporte sobre trilhos.

O serviço de Achados e Perdidos é mantido pelo Metrofor como forma de recolher, organizar e promover a devolução desses itens aos seus donos.

No total, foram 662 objetos que deram entrada no Achados e Perdidos em 2022, sendo 54 devolvidos. No caso dos documentos, foram encontrados 573 e 30 deles voltaram para os donos. Os dados são relativos às três linhas que cortam a Região Metropolitana de Fortaleza – Linha Sul, Linha Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe.

Os itens esquecidos por passageiros são os mais variados possíveis. Os mais recorrentes, na sequência, são documentos, cartões de banco, guarda-chuvas, peças de roupa e garrafas plásticas. Os achados mais curiosos, em 2022, foram de uma tampa de vaso sanitário e de uma relíquia: um aparelho toca fitas k7. Em anos anteriores, já foram parar no Achados e Perdidos algumas dentaduras e até uma prótese de perna.

O chefe do Núcleo de Segurança Operacional do Metrofor, Sérgio Wirtzbiki, que coordena o setor, informou que para fazer o resgate de um objeto ou documento é necessário fornecer informações precisas sobre a ocorrência. “Além de um documento de identidade, é necessário apresentar informações sobre o objeto perdido e dar orientações sobre a data e o local em que aquele item foi perdido”, explica ele.

Exemplos de pessoas que já recuperaram seus objetos por meio do Achados e Perdidos não faltam. “Já deixei um material de trabalho caríssimo no metrô e graças a Deus consegui recuperar”, comemorou a fotógrafa Esterlina Góes, nas redes sociais do Metrofor.

Caso você encontre objetos ou documentos nos trens e estações, acidentalmente esquecidos por outros passageiros, a devolução pode ser feita para qualquer funcionário do Metrofor. O objeto será encaminhado ao setor responsável, para que o resgate seja feito. Caso não seja resgatado pelo proprietário em até 90 dias, o objeto será doado à ONG Emaús. No caso dos documentos, após o prazo, são enviados para os Correios, que mantém um setor específico para este fim.

FALE COM O ACHADOS E PERDIDOS

O setor de Achados e Perdidos em Fortaleza funciona na Estação Chico da Silva, de segunda à sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h. Além de visitar o local você pode se informar por telefone, no (85) 3212-1069. Em Sobral, o setor funciona no Centro de Controle Operacional, no endereço Avenida José de Figueiredo e Paula Pessoa, S/N, bairro Novo Recanto. O telefone em Sobral é (88) 3677.2317, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Em Cariri, o Achados e Perdidos funciona no Centro Administrativo, localizado na Rua Eduardo Gomes de Matos, 781, bairro Muriti, no Crato, e horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Seinfra e Metrofor têm primeiro encontro de alinhamento entre novas gestões
23 DE JANEIRO DE 2023 – 15:23

A diretoria da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) apresentou, nesta segunda-feira (23), um balanço de ações e perspectivas para o futuro em reunião com o secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará, Antônio Nei de Sousa.

Foi o primeiro encontro de alinhamento da diretoria e do novo gestor da Seinfra. “A Seinfra e o Metrofor estarão comprometidos com as ações prioritárias para a melhoria do Sistema Metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana”, ressaltou o secretário Antônio Nei.

O gestor recebeu o presidente Plínio Saboya e os diretores Edilson Aragão (Desenvolvimento e Tecnologia), Tupinambá Almeida (Gestão Empresarial); Ticiana Vieira Ximenes (Desenvolvimento Estratégico) e Marcos Aurélio Fontenele (Secretário Geral). O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Ronaldo Borges, também participou desta audiência na sede da Seinfra, no Cambeba, em Fortaleza.

Entre os números apresentados ao novo comando da secretaria estão o aumento da demanda no último ano em relação a 2021. Em 2022 houve um aumento de 73,50% no VLT de Sobral, seguido de aumentos de 52,50% no VLT Cariri; 29,60% na Linha Sul; 21.67% no VLT Parangaba-Mucuripe e 11,20% na Linha Oeste. Entre os novos embarques, de acordo com o Metrofor, foram registrados pouco mais de 2 milhões de novos embarques, apenas na Linha Sul.

24/01/2023 – Metrofor

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