Segundo secretário Guilhermano Pires, intenção da Secretaria de Transportes é estender transporte metroviário até Altos, contemplando, ainda, povoados da zona rural de Teresina.
A Secretaria Estadual de Transportes do Piauí (Setrans-PI) estima que, até 2021, o novo metrô da capital terá capacidade para transportar 1.800 pessoas entre a região do Dirceu Arcoverde e o centro de Teresina em pouco mais de meia hora.
O cálculo é feito considerando que a Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) contará com três veículos leves sobre trilhos, cada um com capacidade para até 600 pessoas, e o percurso entre as duas regiões da cidade será feito num intervalo de pouco mais de 20 minutos, sendo que o intervalo entre um VLT e outro será inferior a 15 minutos.
“Quando todo o projeto já estiver pronto, já com duplicação de linha, uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poty e as 13 estações, nós acreditamos que o intervalo entre um VLT e outro ficará em 12 minutos, e o tempo de viagem entre a região do Dirceu Arcoverde e o Shopping da Cidade será de 21 a 22 minutos. Isso é algo espetacular, considerando um equipamento com capacidade para transportar até 600 pessoas, com ar-condicionado e segurança. Essa será, realmente, a grande revolução na mobilidade urbana de Teresina”, afirma Guilhermano Pires, secretário de Transportes do Piauí.
O gestor acredita que ainda no primeiro semestre do ano que vem terão início as obras de revitalização da linha férrea e de reforma de metade das estações, com previsão de serem concluídas até 2021.
Segundo Guilhermano, neste momento está sendo licitado o projeto básico da obra, e metade dos recursos já está disponível.
Além disso, de acordo com o gestor, a Setrans planeja, nos próximos anos, estender o transporte metroviário até a cidade de Altos, contemplando, ainda, outros bairros e povoados da zona rural de Teresina.
“A grande solução para a mobilidade urbana é o transporte público de massa, com qualidade, com agilidade e segurança. E é aí que entra a obra do VLT, a reforma do metrô de Teresina. Essa sim é, com certeza, a maior obra de mobilidade urbana da história do estado do Piauí, pelos valores – R$ 400 milhões – e pelo alcance social que essa obra terá. Para nós termos uma ideia, somente com a troca dos trens antigos por dois novos VLTs, a Companhia Metropolitana já conseguiu dobrar a quantidade de passageiros por dia. E isso vai melhorar mais ainda agora com o terceiro VLT, porque nós teremos a possibilidade de estar trabalhando com dois VLTs ao mesmo tempo. Então, o tempo de espera dos passageiros vai diminuir muito”, afirma Guilhermano.
Setrans trabalha para inaugurar Rodoanel de Teresina ainda este ano
O secretário afirma que Teresina, por ser a maior cidade, tem recebido a maior quantidade de investimentos da Secretaria Estadual de Transportes.
Fica na capital, por exemplo, a maior obra da pasta em andamento no estado, que é o Rodoanel, cuja inauguração está prevista para ocorrer ainda este ano.
Com 28 km de extensão, o anel viário liga a BR 343, na saída leste da capital, à BR 316, na saída sul, e deve contribuir uma redução diária de 5 mil veículos, aproximadamente, no tráfego da cidade.
“Na semana passada concluímos a pavimentação. Na próxima semana devemos fazer a sinalização, colocar os dispositivos de segurança, e acreditamos que até o Natal nós teremos condições de inaugurar o Rodoanel, que era uma obra muito esperada pela população. E eu digo que esse equipamento público é importante não só para a mobilidade urbana, mas é também um vetor para a economia da capital. Ele vai atrair indústrias e empresas do setor de serviços, além de ser uma nova área de expansão imobiliária. Tudo isso gera emprego e renda, que é o que, realmente, a nossa população hoje mais precisa”, afirma Guilhermano Pires.
07/12/2018 – Portal o Dia