Com a publicação do Decreto Municipal 17.361/20, que prevê a reabertura gradual do comércio na Capital, a CBTU Belo Horizonte informa que, a partir desta segunda (25/5), o Metrô passará a operar das 5h40 às 20h, diariamente, com todas as 19 estações abertas à população.

A fim de evitar aglomerações e prover o distanciamento social recomendado pelas autoridades, a CBTU-BH seguirá operando com trens acoplados. De segunda a sexta, o intervalo entre viagens permanecerá inalterado, nos horários de pico, com trens circulando a cada dez minutos. Nos demais horários, os intervalos variam entre 18 e 20 minutos. Aos fins de semana, os trens circularão com intervalos variando entre 20 e 30 minutos, durante todo o dia.

A alteração da grade de horários visa garantir o transporte a todos os trabalhadores essenciais, ao mesmo tempo que promove o redimensionamento da oferta de trens aos demais usuários, observando as medidas de contingência adotadas pelo município e zelando para que a população tenha o atendimento adequado no sistema sobre trilhos.

Uso obrigatório de máscara: vale destacar que permanece obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e boca em todas dependências do metrô, conforme determina o Decreto Municipal 17.322/20. A medida é válida para todas as estações e ficará em vigor por tempo indeterminado. O cumprimento da medida é fundamental para conter a proliferação do coronavirus na Capital e a CBTU-BH aproveita para solicitar aos usuários que fiquem atentos ao cumprimento rigoroso da norma, durante a circulação pelo sistema, posto que o decreto prevê que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência em seu interior de pessoas sem máscaras ou cobertura no rosto.

A CBTU-BH vem acolhendo com presteza todas as orientações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e das demais autoridades estaduais e municipais que trabalham em favor do combate à pandemia e seguirá promovendo esforços para que a população cumpra as determinações de distanciamento social previstas, até segunda ordem das autoridades. Tão logo houver novas recomendações no enfrentamento à pandemia, a Companhia não medirá esforços em readequar suas operações no estado.

23/05/2020 – CBTU Belo Horizonte