Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Metrô São Paulo possui mais de 500 mil m² de áreas verdes arborizadas

O Metrô paulistano, meio de transporte preferido da população, colabora com a natureza, com a preservação e manutenção de uma área verde de 530 mil m², com variada flora de árvores e plantas que embelezam e decoram os jardins das estações, saídas de emergência e ventilação, pátios de trens e áreas remanescentes.

Na área da operação são cerca de 2.000 exemplares de árvores nativas e exóticas como resedá, jacarandá, quaresmeira e ipê que são preservadas, cuidadas e monitoradas nas áreas das estações e saídas de emergência e ventilação, que nem sempre é notada pelos apressados passageiros do sistema.

Considerando-se apenas as áreas das estações e saídas de emergência e ventilação, são 130 mil m² de área verde, maior que o Parque da Aclimação (112 mil m²).

As áreas maiores como os pátios de trens Jabaquara, Belém, Itaquera, Tamanduateí e Oratório, juntos totalizam 212 mil m² de área verde e também contam espécies raras da Mata Atlântica como pau-brasil, pau-ferro, ipê-roxo, guatambu, jequitibás, peroba e araucária.
Achados arbóreos no sistema

A administradora Áurea Veiga, que por mais de 20 anos foi responsável pela conservação e manutenção das áreas verdes das estações e saídas de emergência, conta que o lado Leste, da Linha 3 é a que concentra maior quantidade e variedade de espécies arbóreas.

A estação Guilhermina-Esperança, por exemplo, possui uma grande área verde, com cerca de 186 árvores. Na época da florada das espécies, o local é procurado por casais para tirarem fotos para seus álbuns de casamento. As estações vizinhas, Vila Matilde e Patriarca, que possuem arquiteturas semelhantes, também contam com amplas áreas com inúmeras árvores.

No sentido Centro, o projeto paisagístico com mais de 34 espécies de pau-ferro no jardim da estação Bresser-Moóca, suavizam o olhar das pessoas que podem apreciá-las pelas janelas dos trens ou mesmo por quem passa pela estação. Essas preciosidades nativas da Mata Atlântica foram plantadas há mais de 15 anos.

No lado Oeste, as atrações são as espécies de grande porte que refrescam as áreas de entorno das estações Santa Cecília, Marechal Deodoro e Palmeiras Barra Funda. Na área central, na estação Anhangabaú, há três pés de Jatobás, espécie típica da Mata Atlântica, Pantanal e dos Cerrados.

O Metrô sempre cumpre as exigências legais dos órgãos ambientais nos processos de licenciamento dos seus empreendimentos, que preveem ações e medidas para minimizar os impactos da obra na paisagem urbana. Com relação às árvores afetadas, a Companhia segue rigorosamente a legislação de recomposição da paisagem e de melhoria da qualidade ambiental das regiões envolvidas.

Árvores de Jatobá na estação Anhangabaú do Metrô de São Paulo

 

Árvores pau ferro na estação Bresser Mooca do Metrô de São Paulo

21/09/2020 – Metrô São Paulo

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email