O Metrô inaugurou o seu laboratório de inovação, o “MetroLab”, o primeiro entre os metrôs do mundo, na manhã da terça-feira (18), na sede da UNIMETRO (Universidade Corporativa do Metrô), no pátio Jabaquara. O espaço conta com ambientes de testes e prototipagem, equipamentos como impressora 3D e lousas digitais, materiais e recursos técnicos de ponta, além de uma incubadora de projetos de inovação.
O projeto conduzido pela UNIMETRO, em parceria com o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), busca um novo modelo mental por meio de um espaço destinado a experimentos e inovação voltados à mobilidade. Cientistas, técnicos, pesquisadores, estudantes e startups poderão trabalhar em conjunto nos projetos e soluções sustentáveis em um espaço especialmente desenhado para essas atividades.
O evento contou com a presença do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, do presidente do Metrô, Silvani Pereira, diretores, gerentes e corpo executivo da companhia, do presidente da UITP/América Latina (Associação Internacional dos Transportes Públicos), Jurandir Fernandes e especialistas em mobilidade.
“Nossa expectativa com este espaço é que ele reúna pensadores, estudiosos, cientistas e pessoas que conheçam mobilidade para inovar. Não só no meio de transporte, mas na forma de pensar como as pessoas podem se locomover. Teremos a oportunidade de incentivar incubadoras e jovens que queiram empreender nesta área”, destacou Silvani Pereira.
Jurandir Fernandes, um dos maiores especialistas na área, apresentou as novas tendências em mobilidade, um histórico do desenvolvimento dos transportes e os conceitos do MAAS (Mobility As A Service – Mobilidade como um serviço). Trata-se de um novo modelo caracterizado pela oferta de serviços de transporte personalizado, com a gestão de viagem flexibilidade de pagamento, facilidade de transação e planejamento de viagem conforme a demanda de deslocamento do passageiro. Tudo isso com o uso das novas tecnologias e dados de localização em tempo real combinadas para melhorar a experiência do usuário.
Após o descerramento da placa inaugural, a chefe da UNIMETRO, Silvia Pasini, explicou a finalidade do MetroLab. Segundo ela, muita gente ainda acha que inovar é só ser um pouco criativo, ter um jeito descolado ou pensar fora da caixa. “Na verdade, para inovar, existem técnicas, métodos e instrumentos e diferentes pessoas pensando em conjunto para solucionar problemas complexos. Se tiver que errar, vamos errar rápido em um ambiente seguro como este e aprender para criar belos projetos”.
Assista o evento na íntegra no canal oficial do Metrô no Youtube. Clique aqui
19/02/2020 – Metrô São Paulo