O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 3 de junho de 2021, que a concessionária ViaMobilidade iniciou processo para selecionar empresas interessadas em participar das obras de expansão da Linha 5-Lilás até o bairro do Jardim Ângela, no extremo Sul da Capital Paulista.
Nesta primeira fase, o objetivo é criar o projeto funcional da obra, com prazo máximo de 24 meses para concluir todas as etapas iniciais.
“Estamos dando sequência a esse projeto que vai ajudar na mobilidade de tantas pessoas e que é tão esperado pela região”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy em nota divulgada para a imprensa especializada, inclusive o Diário do Transporte.
Conforme foi anunciado em março deste ano, a Linha 5 vai ter mais 4,3 km de extensão ligando o Capão Redondo ao Jardim Ângela.
Serão duas novas estações para atender 130 mil moradores da região.
A estação comendador Sant’Anna será a primeira do novo trecho e a estação final Jardim Ângela contará com um novo terminal de ônibus, conexão ao terminal de ônibus já existente e em operação, além de ficar perto do Hospital M’Boi Mirim.
Devido às intervenções na região, a Avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada do Capão Redondo até a Estrada do M’Boi Mirim, criando assim uma nova alternativa de ligação entre os bairros, e uma nova ciclovia.
ESTAÇÃO COMENDADOR SANT’ANNA
De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a estação Comendador Sant’Anna deve ser elevada e fiicará localizada na avenida de mesmo nome, uma região que concentra comércios, serviços e equipamentos públicos.
ESTAÇÃO JARDIM ÂNGELA:
A Estação Jardim Ângela, que estará próxima ao Hospital Municipal M’Boi Mirim, será subterrânea e conectada ao terminal já existente da SPTrans (São Paulo Transporte) e ao novo terminal a ser construído, que permitirá absorver o aumento da demanda de passageiros de ônibus com a implantação da nova estação, ainda de acordo com a STM.
AVENIDA CARLOS CALDEIRA FILHO:
A avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada do Capão Redondo até a Estrada do M´Boi Mirim para a viabilização do projeto, de acordo com o Governo de São Paulo. O trecho acompanhará o córrego Capão Redondo, que será canalizado, e terá uma pista em cada sentido, com ciclovia. Para a implantação das obras serão necessárias desapropriações e remoção de interferências.
04/06/2021 – Diário do Transporte