Metrô inicia transporte do Tatuzão da Linha 2-Verde de Santos até a zona leste de São Paulo

Operação especial vai utilizar carretas para o transporte de mais de 2,7 mil toneladas de equipamentos da máquina que vai construir os túneis do novo trecho da Linha 2 até Penha

O Metrô de São Paulo, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), iniciou na noite da última segunda-feira (5) o transporte dos equipamentos da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, que vai escavar e construir os túneis da ampliação da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a Penha. Quatro carretas de 42 metros de comprimento cada estão levando as peças da roda de corte, o principal item do Tatuzão, do Porto de Santos até o canteiro de obras na zona leste da Capital.

A logística envolve o transporte especial ao longo de quatro dias pelas rodovias e vias de Santos, Mauá e da Capital paulista, sempre em períodos noturnos nos trajetos urbanos, com acompanhamento das concessionárias e companhias de tráfego, para possibilitar a circulação das grandes carretas e minimizar o impacto ao tráfego. A cada etapa do trajeto cumprida, as carretas param em pontos específicos para retomar o trajeto durante a noite. Duas primeiras carretas vão chegar na quinta-feira (8) ao destino final, na zona leste de São Paulo, enquanto outras duas chegarão na sexta-feira (9). Esses prazos de chegada podem ser alterados se as condições climáticas afetarem a visibilidade e segurança de circulação nas rodovias.

Os veículos sobem a serra pela pista norte da Rodovia dos Imigrantes, acessando o Rodoanel, a Rodovia SPA 086/21, na região de Mauá. Em seguida acessam, já em São Paulo, as avenidas Ragueb Chohfi e Aricanduva, seguindo pelas ruas Júlio Colaço, Jericinó, Orvaldo Arouca, Avenida Guilherme Giorgi, chegando a Rua Bailque, onde está o canteiro de obras.

Essa é a primeira etapa para o transporte das mais de 2,7 mil toneladas de equipamentos que serão levadas da cidade litorânea até o Complexo Rapadura, na região da Vila Carrão. Uma outra etapa será cumprida com o transporte do chamado MainDrive, que é a maior peça do Shield, pesando 189 toneladas, e compõe a parte central da roda de corte. Ela sairá do Porto de Santos na noite desta terça-feira (6), chegando no sábado (10) ao canteiro do Complexo Rapadura, onde o Tatuzão será montado e iniciará a escavação posteriormente. O carregamento de todas as peças, que inclui equipamentos auxiliares do Tatuzão, deve ser concluído até agosto e a meta é iniciar a operação da máquina até o fim do ano.

O transporte do Tatuzão representa o avanço de mais uma etapa para a ampliação da Linha 2-Verde até a Penha. Apelidada de “Cora Coralina”, a tuneladora terá roda de corte de 11,66 metros de diâmetro e 100 metros de comprimento na estrutura auxiliar, tornando-se o maior Shield do país. Com essa máquina em funcionamento, será iniciada uma etapa paralela à realização das obras das oito estações, com a escavação de 7,5 km de túnel e instalação dos anéis de concreto que sustentam a estrutura.

A ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.

06/06/2023 – Metrô de São Paulo

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