A 198 dias do início dos Jogos Olímpicos, os operários ainda trabalham na conclusão das escavações do túnel por onde circularão os trens da Linha 4 do Metrô entre o Jardim Oceânico (Barra da Tijuca) e a Zona Sul. Localizado nas imediações do Alto Leblon, o “tatuzão” ainda precisa escavar mais 680 metros para concluir o trecho que será inaugurado até as Olimpíadas. A previsão da secretaria estadual de Transportes é que os trabalhos sejam concluídos em março.
Mesmo com a crise financeira do estado ainda à espera da liberação pelo BNDES de um empréstimo de R$ 440 milhões para concluir o projeto, o governo mantém o plano de inaugurar cinco estações para as Olimpíadas: Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema); Jardim de Alá, Praça Antero de Quental ( Leblon) ; São Conrado; e Jardim Oceânico. A estação da Gávea (PUC), porém só será entregue em 2017.
Os testes de sinalização do percurso vão começar em fevereiro e vão prosseguir até junho Já os testes com as instalações elétricas já começaram. A operação comercial, no entanto, só começará em julho, faltando cerca de um mês para o início do evento, no dia 5 de agosto. Na Barra, o Metrô terá uma integração com o BRT Transoeste (Barra-Campo Grande/Santa Cruz que também está em expansão. As obras no trecho entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico pela Avenida das Américas , que estão sendo tocadas pela prefeitura, terminam no fim do semestre. O BRT Transoeste e o Metrô terão um acesso comum no Jardim Oceânico.
A obra de expansão do Metrô é considerada essencial para as Olimpíadas porque integra os projetos de mobilidade urbana do evento. O acesso aos locais de competição só será possível por transporte público, principalmente metrô, trens e BRTs. Durante o evento, serão colocados à venda bilhetes especiais de integração que também serão válidos para as barcas. Uma das versões permitirá o uso do passe por até uma semana.
Em algumas estações, os operários já trabalharam nos acabamentos da obra. Na estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, as escadas rolantes e os elevadores já começaram a ser instalados entre as plataformas e o mezanino. Os trilhos já foram instalados e todas as escadas fixas já foram concretadas. Ontem, operários se concentravam em instalar placas de cerâmica que escondem a fiação e tubos da rede elétrica. Quando for aberta ao público, a estação deverá receber quase 50 mil usuários por dia. A estimativa é que a viagem da Barra a Ipanema seja feita em 13 minutos. Se a opção for seguir entre a Barra e o Centro, o tempo passa para 34 minutos.
Na Nossa Senhora da Paz, também já terminou a montagem de painéis artísticos. Um deles, localizado próximo ao futuro acesso à estação pela Rua Joana Angélica é a obra Pax, de autoria de Urbano Iglesias. Trata-se de uma escultura em chapa de ferro, com 2,5 metros de largura com a imagem de uma pomba, símbolo da paz.
As obras da Linha 4 estão hoje em R$ 8,79 bilhões. Deste total R$ 7,63 são de recursos do Estado, boa parte dos quais obtidos por empréstimos. O restante é investido pela Concessionária Rio Barra, responsável pela implantação da Linha 4.