A Linha 4 do metrô da Rio pode ganhar uma extensão entre a estação final Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada, que reúne algumas das principais linhas de ônibus da cidade, além do serviço de BRT. Aprovado em segunda discussão nesta quinta-feira, o projeto de lei autoriza o Executivo a realizar um estudo de viabilidade técnica para esta alteração na linha.
De autoria dos deputados André Ceciliano (PT), presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e Luiz Martins (PDT) e da ex-deputada Rosangela Gomes, o texto seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto da medida.
“Sabemos que o metrô é o meio de transporte mais eficiente e um dos que menos polui. Infelizmente, ele custa muito aos cofres públicos, o que obriga o gestor a avaliar com muito critério a melhor forma de sua implementação”, justificou Ceciliano.
Segundo o texto, o estudo também deverá avaliar a possibilidade do metrô na superfície e o Executivo poderá usar recursos de empréstimos destinados ao setor de transportes. O estudo de viabilidade de extensão da Linha 4 deverá ser divulgado na imprensa oficial e nos jornais de grande circulação 30 dias após sua realização.