O Metrô de São Paulo estuda levar a Linha 5-Lilás rumo ao Ipiranga, o que sugere a ligação do eixo de transporte que liga o Capão Redondo a Chácara Klabin, conectando com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

A informação foi divulgada no Relatório de Gestão 2015-18, e mostra “projetos elaborados para compor leque de alternativas para decisão de implantação”, ou seja, a decisão final de tocar a extensão cabe ao poder executivo.

O documento cita “definição de diretrizes para a extensão da Linha 5 – Lilás até Ipiranga”. O estudo pode significar uma distribuição de usuários na região, já que a linha 2-verde [Vila Madalena – Vila Prudente] pode ser sobrecarregada com as novas conexões, sobretudo com o monotrilho da Linha 15-Prata chegando em São Mateus.

Projeto “concorrente”

A CPTM também tem “seu plano” em levar uma de suas linhas rumo a Chácara Klabin: A linha 13- Jade [Engenheiro Goulart – Aeroporto Guarulhos]. Projeções da companhia contemplam 25 km adicionais aos 12,2 km existentes.

Rumo a São Paulo seriam 13,4 Km entre Engenheiro Goulart até a futura estação Parque da Mooca, conectado com a Linha 10- Turquesa.

O trecho Bonsucesso – Parque da Mooca teve seu projeto funcional elaborado. O trecho adicional de 3,6 km até a estação Chácara Klabin é relevado em uma apresentação, indicando uma intenção da companhia em construir a extensão em uma segunda fase.

07/01/2019 – Via Trólebus