O transporte público metroferroviário é um serviço essencial e a desoneração da folha de pagamento permitirá a redução dos encargos trabalhistas e o estímulo a contratação de novos profissionais
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores econômicos até 31 de dezembro de 2027. Foi aprovado o texto da relatora, deputada Any Ortiz (Cidadania/RS). A proposta retorna ao Senado para apreciação devido às mudanças aprovadas. Em crise, o Metrô do Recife pode se beneficiar da medida.
“O setor metroferroviário é um segmento de transporte público essencial para a população. A desoneração da folha permitiu manter as contratações e postos de trabalho deste setor”, afirma Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
O transporte público de passageiros sobre trilhos é responsável pela movimentação diária, nos dias úteis, de cerca de 8 milhões de pessoas. Essas operações são possíveis devido ao empenho das equipes que atuam nas estações, operação, manutenção e administração do transporte metroferroviário em todo o Brasil.
A desoneração da folha de pagamentos permite às empresas substituírem a contribuição previdenciária patronal por alíquotas sobre a receita bruta, permitindo a redução dos encargos trabalhistas e o estímulo à contratação de novos profissionais.
01/09/2023 – Jornal do Commércio (PE) / Blog do Jamildo