É a sexta vez que o Selo Social é concedido à companhia. Desta vez, houve recorde no número de projetos certificados
07/03/2024 – Metrô-DF
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) recebeu o Selo Social, certificação do programa de capacitação que reconhece iniciativas de impacto social, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, e concedido pelo Instituto Abaçaí Brasil. É a sexta vez que o Metrô recebe o Selo Social.
A cerimônia ocorreu no último 28/02, às 14h30, na Escola Salesiana de Brasília. Foram reconhecidas com o Selo Social Distrito Federal 65 empresas, órgãos públicos e privados, além de entidades do Terceiro Setor. Ao todo, foram certificados 194 projetos, que somaram 626 impactos sociais e 193.510 atendimentos à população.
O Metrô-DF destacou-se como a única instituição vinculada ao Governo do Distrito Federal a receber o Selo Social em 2024. Obteve certificação com seis projetos, gerando 17 impactos em 9 ODSs. “Já recebemos o Selo Social em anos anteriores, mas desta vez tivemos um recorde em relação ao número de projetos certificados”, pontua Letícia Divina, gerente de Projetos Especiais do Metrô-DF.
Entre os seis projetos inscritos pelo Metrô-DF, houve iniciativas relacionadas à saúde, ao meio ambiente, à arte e à cultura. A seguir, os projetos reconhecidos:
Recolhimento de Lixo Eletrônico: por meio de uma parceria com a organização Programando o Futuro, a empresa realizou o recolhimento mensal de lixo eletrônico nas estações de Águas Claras, Taguatinga Sul, Terminal Samambaia, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia e no Complexo Administrativo (CAO). A parceria visa à logística reversa, triagem, conserto e doação dos materiais a instituições de baixa renda.
Não é só em setembro (PROJETO HELP): como parte do projeto Saúde nos Trilhos, a parceria com o Projeto Help trabalha com a preservação da vida e prevenção ao suicídio, promovendo o acolhimento nas estações e atendimentos com psicólogos no Cantinho do Desabafo. Também distribui cartas de apoio.
Projeto Chat: Um Novo Olhar sobre a Masculinidade: a companhia firmou parceria com a empresa Masculinidade Saudável Consultoria em Gestão Empresarial Ltda para realizar o evento “Projeto Chat: Um Novo Olhar sobre a Masculinidade” no Auditório do Centro Administrativo Operacional (CAO). O objetivo da ação foi de atingir um público de 130 empregados, proporcionando uma abordagem reflexiva sobre a masculinidade nos tempos atuais.
Projeto Estação Grafite: realizado em julho de 2023, na Estação Ceilândia Norte, a ação envolveu a colaboração de artistas locais de Ceilândia para pintar uma parede externa da estação. Este projeto teve o objetivo de transformar o local em um ponto de referência de inclusão social, cultura e encontros, destacando-se como um grande mural cultural. O projeto envolveu DJs locais, grafiteiros, grupos de danças, entre outros, consolidando-se como um espaço cultural dinâmico e inclusivo.
Feira de Saúde AMBr: a Estação Central abriu as portas para a Feira de Saúde da Associação Médica de Brasília (AMBR). Dezessete estandes, de diversas especialidades médicas, foram montados com o objetivo de esclarecer a população sobre a prevenção de doenças e promoção do bem-estar social. A feira ofereceu serviços como aferição de pressão e exames de glicose, entre outros.
Eficiência Energética: O projeto consiste na eficiência energética do sistema de iluminação de estações e túneis da Companhia, com a substituição do sistema atual por um sistema com tecnologia LED composto de 3.184 lâmpadas e luminárias. Foram contempladas as estações Águas Claras e Concessionárias, assim como o túnel da Asa Sul. Os benefícios sociais e ambientais gerados pelo projeto são a redução do consumo de energia e da demanda de potência no horário de ponta, a instalação de equipamentos com maior vida útil, a redução dos custos com energia elétrica e manutenção, e a conscientização para o uso eficiente de energia. A troca de lâmpadas foi possível devido à inclusão do Metrô-DF no Programa de Eficiência Energética (PEE), executado pela Neoenergia e regulado pela Aneel.
Além dos projetos inscritos pelo Metrô-DF, também foi essencial para obtenção do Selo Social 2024 a participação da companhia no Projeto Multiplica, desenvolvido de forma colaborativa pelo Coletivo GiraBem, composto pelo Metrô-DF, Bohème Business, Brasal Refrigerantes, Colégio Católica, Escola Salesiana de Brasília, Instituto Ipês, Instituto Brasal, Instituto Pipoquinha e Instituto Chamaeleon.
O objetivo foi criar uma horta comunitária no Instituto Pipoquinha, localizado no Gama, proporcionando benefícios tangíveis à comunidade local. O processo incluiu a realização de oficinas para a capacitação em técnicas de plantio, cultivo e colheita, envolvendo ativamente as pessoas beneficiárias do Instituto Pipoquinha.
“Esta ação demonstra o compromisso do Metrô-DF em não apenas cumprir requisitos, mas também em contribuir efetivamente para o bem-estar e desenvolvimento sustentável da comunidade do Distrito Federal”, pondera Letícia.