Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Metrô-DF divulga balanço anual com 7,6% de aumento de receitas

Números estão do Relatório de Administração de 2023, publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal. O aumento no volume de receitas não tem relação com o valor da tarifa, que permaneceu inalterado de 2022 para 2023

26/03/2024 – Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) transportou, em média, 3.553.600 em cada mês do ano de 2023. É uma quantidade 9% superior ao ano de 2022, quando a média mensal ficou em 3.259.919. Foram transportados 42.881.310 usuários em 113.687 viagens em 2023, retornando a números próximos do fluxo pré-pandemia.

As três estações mais movimentadas e também mais rentáveis foram as estações Central, Shopping e Arniqueiras, respectivamente. Desconsiderando as falhas externas (que não estão sob o controle do Metrô-DF), o sistema funcionou normalmente em 99,46% do tempo.

As informações estão no Relatório de Administração de 2023, publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal. O balanço mostra que a companhia faturou R$ 200,5 milhões, um valor 7,6% superior a 2022 e 3% em relação a 2019, ano anterior a pandemia. Dos R$ 200,5 milhões, sendo 195,5 milhões correspondentes à receita tarifária – 98%.

O aumento no volume de receitas não tem relação com o valor da tarifa, que permaneceu inalterado de 2022 para 2023. Vale ressaltar ainda que a relação entre passageiros/aumento de receita não guarda correspondência direta, uma vez que há gratuidades no sistema e receitas extratarifárias.

“A retomada das atividades econômicas em 2022 e 2023 contribuiu para que chegássemos a esse resultado. Ano passado foi um ano de muito trabalho, em que demos a largada em projetos importantíssimos para a população e que estavam parados há muito tempo, como as expansões de Samambaia e Ceilândia”, diz o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Além dos projetos mais vultosos, o Metrô-DF também fez outras entregas, em que se destacam a reforma da praça da estação Ceilândia Norte, com melhoria na iluminação externa; revitalização da estação Praça do Relógio; finalização da modernização e atualização do parque tecnológico de bilhetagem, com a instalação de 30 novos bloqueios e 30 validadores; avanço na execução das obras relacionadas à acessibilidade, com previsão de finalização em 2024; e entrega de passarela de pedestres na estação Estrada Parque.

Também foram realizados diversos projetos de cunho social e cultural, como exposições e campanhas nas estações, além ações de sustentabilidade, como parcerias para o descarte correto dos resíduos eletrônicos.

Ressalta-se também a substituição de aproximadamente 3.300 lâmpadas ao longo da via permanente (túnel) e estações Central e Águas Claras, graças à inclusão do Metrô-DF no Programa de Eficiência Energética (PEE), executado pela Neoenergia e regulado pela Aneel. As demais lâmpadas serão substituídas por lâmpadas LED à medida que for necessário substituí-las.

Todos esses projetos foram fundamentais para que o Metrô-DF recebesse mais uma vez o Selo Social, certificação do programa de capacitação que reconhece iniciativas de impacto social, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, e concedido pelo Instituto Abaçaí Brasil.

E mais: “Ficamos especialmente felizes também com o recebimento de classificação ‘ouro’ no Prêmio Alto Nível da Controladoria-Geral do Distrito Federal, que mede o grau de adesão das unidades auditadas aos mecanismos de controles internos, e o recebimento de prêmio relativo ao alcance de 100% na avaliação do índice de transparência ativa”, cita o presidente da Companhia.

Confira a íntegra do Relatório de Administração de 2023 do Metrô-DF

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email