A Companhia do Metropolitano no Distrito Federal (Metrô-DF) apresentou, no último dia 17, a operadores associados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o modelo de sanitização e desinfecção da Companhia, uma das principais e mais eficazes medidas para garantir a prevenção contra o contágio pelo novo coronavírus. Pela participação, o Metrô-DF recebeu um troféu da entidade.

Desenvolvido exclusivamente para os Associados da ANPTrilhos, o Workshop Melhores Práticas 2020, o evento on-line ocorreu nos dias 17 e 19, e teve como objetivo apresentar as ações inovadoras desenvolvidas pelos operadores brasileiros para o avanço do seu sistema e promover a troca de informações, visando o aprimoramento mútuo de todos os operadores metroferroviários.

Representando o Metrô-DF, o superintendente de Administração, Marcus Marinho, apresentou as estratégias de prevenção mediante medidas de sanitização e desinfecção colocadas em prática desde o dia 28 de fevereiro de 2020, quando foi declarada pelo Governo do Distrito Federal situação de emergência sanitária. Desde então, foram publicados mais de uma centena de decretos e medidas complementares pelo GDF.

Ao longo do tempo, a Companhia foi ampliando as medidas de limpeza. No dia 28/02/2020, o Metrô-DF passou a reforçar a limpeza diária das Estações e do Complexo Administrativo e Operacional – CAO. No dia 11/03/2020, quando foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde, foi criado no âmbito do Metrô-DF, o Grupo de Trabalho Especial para Ações Protetivas contra o Covid-19.

Imediatamente, ao reforço de limpeza, foi acrescentada a sanitização com a utilização do produto peróxido de hidrogênio. Continuando na busca de novas práticas, na madrugada de 29/03/2020, em parceira com o Exército Brasileiro, foi realizada a primeira desinfecção nas instalações do Metrô-DF, que ocorreu na estação mais movimentada, a Estação Central. O produto utilizado foi uma mistura de hipoclorito de sódio, álcool 70% e água. Na oportunidade, empregados do Metrô e da empresa contratada de limpeza tiveram uma instrução básica sobre a aplicação do produto.

Após pesquisa sobre as medidas de prevenção, que estavam sendo implementadas nos sistemas ao redor do mundo, foi iniciado o processo de treinamento e capacitação de empregados efetivos e terceirizados, para o início da operação de desinfecção das estações, trens e CAO, com a aplicação do produto desinfectante, à base de quaternário de amônio, produto usado inicialmente no Metrô da China e difundido para outros países.

Em 5 de abril, o Metrô-DF iniciou o primeiro ciclo de desinfecção nas instalações do Metrô-DF com a aplicação do produto nos trens. Já foram 26 ciclos de desinfecção: toda semana, o quaternário de amônio é aplicado nos trens, nas 27 estações e no Complexo Administrativo e Operacional da Companhia.

Cases

Foram apresentados nos dias de evento cases das áreas de operação, manutenção, gestão, administração e comunicação. Os cases apresentados foram:

ViaMobilidade
Case: Desafios enfrentados durante a pandemia em um transporte de metrô operado com alta capacidade, porém com baixa demanda de passageiros
Apresentador: Augusto César de Oliveira Pedro, Agente Especializado Engenharia

VLT Carioca
Case: Manutenção do VLT Carioca x COVID 19
Apresentador: José Carlos Alves, Gerente de Implantação e Manutenção

Metrô-DF
Case: Sanitização/Desinfecção das estações e Complexo Administrativo e Operacional
Apresentador: Marcus A. S. Marinho, Superintendente de Administração.

Metrô São Paulo
Case: Como inovar na aplicação treinamentos técnicos e alcançar resultados significativos em tempos de pandemia
Apresentador: Jackson de Carvalho Galocha, Coordenador de Engenharia da Operação

MetrôRio
Case: Monitoramento remoto de circuito de vias
Manutenção: Valeria Mousinho Malaquias, Coordenadora de Manutenção

ViaQuatro
Case: Melhorias no Sistema de Catenária Rígida da Linha 4-Amarela
Apresentador: Marco Antonio de Oliveira, Supervisor de Manutenção

CPTM
Case: Melhorias da Linha 12-Safira da CPTM – Redução do Tempo de Viagem
Apresentador: Sérgio Barbos, Assessor da Diretoria de Operação e Manutenção

CCR Metrô Bahia
Case: Embarque Online
Apresentadores: Alvaro Lemos Cavalcante Britto, Gestor, e Felipe Maia, Agente Administrativo

20/11/2020 – Metrô-DF

Print Friendly, PDF & Email