A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou o edital da licitação para a contratação de empresa ou consórcio para realizar as obras de expansão do ramal de Ceilândia. A licitação inclui a elaboração dos projetos de engenharia (básicos e executivos) e execução das obras civis das estações, de duas subestações retificadoras, além da implantação dos sistemas fixos referentes à expansão da linha 1.
Serão 2,3 km de expansão e duas novas estações, que serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. A previsão é de incremento de 12.000 passageiros/dia.
A ampliação do ramal faz parte do pacote de investimentos que o Governo do Distrito Federal planeja para o Metrô-DF nos próximos anos. Segundo o Metrô-DF, “serão investidos aproximadamente R$ 2,5 bilhões em recursos do tesouro local, da companhia e do governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal e do BNDES, num período de 3 a 5 anos”. Parte do recurso também virá do Novo PAC.
“Também está tramitando no Ministério das Cidades o pedido para a compra de 15 novos trens, no valor de R$ 900 milhões”, informou o presidente do Metrô, Handerson Cabral. A companhia também pleiteou junto ao governo federal outros R$ 400 milhões para a modernização do sistema de sinalização e controle, que é a tecnologia empregada para o funcionamento do sistema.
Pacote de investimentos
O Metrô-DF informou também que a licitação para a expansão do ramal de Samambaia está em fase final. Será anunciado nos próximos dias a empresa ou consórcio que será responsável pela ampliação da linha 1 em Samambaia em 3,6 quilômetros, a partir do atual Terminal Samambaia. Serão construídas duas novas estações serão construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico. A partir da aprovação do projeto, a obra vai durar quatro anos e deve custar cerca de R$ 362 milhões.
Também está garantido o investimento na modernização do sistema de energia, com previsão de investimento de R$ 40 milhões oriundos de recursos do GDF e da Caixa Econômica. E foram iniciados os estudos para a conclusão das estações Onoyama e Estação 104 Sul, que devem somar R$ 50 milhões em investimentos.
Conheça algumas melhorias que o Metrô-DF recebeu nos últimos 5 anos:
• Investimento de R$ 17,8 milhões em modernização dos sistemas de Radiotelefonia, Transmissão de Dados e Sonorização, feitas entre 2020 e 2022. A modernização do sistema de energia já foi iniciada e o investimento total previsto é de R$ 49.985.905,39.
• Três estações foram entregues: Estrada Parque, 106 Sul e 110 Sul.
• Unificação do sistema de bilhetagem foi unificado no GDF, permitindo melhor integração e o pagamento com cartões de crédito e de débito diretamente pela catraca.
• Entre 2019 e 2023, o Metrô-DF investiu quase R$ 1 bilhão em manutenção.
Segundo o Metrô, em 2019, o sistema teve um orçamento total de R$ 383 milhões e, em 2023, foram R$ 475 milhões em recursos aplicados. Para 2024, estão previstos R$ 569 milhões.
Com informações do Metrô-DF