O Metrô de São Paulo realizou na última quinta-feira (27), no Centro de Controle Operacional, o II Workshop do Transtorno de Espectro Autista- TEA.
O encontro reuniu especialistas sobre o tema e teve como objetivo discutir novas formas para aprimorar o atendimento realizado pelos agentes de segurança e de estação para este público, que usa frequentemente o sistema.
Para Carla Carletto, secretária executiva da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o Metrô está dando uma aula de cidadania. “Essa é uma importante iniciativa quando se trata de PCDs. Só assim podemos derrubar os preconceitos”, destacou a secretária.
O evento ainda contou com a presença da articuladora de políticas públicas voltadas ao TEA e parceira nos projetos do Metrô, Ana Chacur. Ela lembrou que a sua trajetória no metrô começou em 2019, quando a sua filha foi amparada por dois agentes de segurança na plataforma de uma estação. “Ela teve uma crise dentro do sistema e foi acalmada de uma forma impressionante por dois funcionários do Metrô. A partir desse dia, sou quase funcionária da empresa”, brincou.
O gerente de Operações do Metrô, Antônio Márcio, agradeceu a presença de todos e lembrou que o Metrô de São Paulo busca sempre melhorar o atendimento de todos os passageiros. “O propósito da nossa operação é criar políticas públicas para tratar da melhor maneira possível todas as pessoas, sendo PCDs ou não”, afirmou.
O evento ainda contou com as presenças da Dra. Carolina Quedas, e do psicólogo Dr. Rafael Augusto.
28/04/2023 – Metrô de São Paulo