Concessão contemplará a exploração comercial de sistemas para tráfego de dados e telefonia móvel, bem como a implantação de Wi-Fi gratuito aos passageiros
O Metrô de São Paulo vai conceder alguns de seus sistemas de telecomunicações, incluindo a banda de sua Infovia, rede de alta velocidade que integra suas estações, e cabos de fibra ótica. Além de explorar a parcela da rede concedida, a futura concessionária deverá implantar uma rede para acesso gratuito à internet, por meio de rede sem fio (Wi-Fi), e um novo sistema de telefonia móvel nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
A concessão prevê a exploração comercial dos sistemas mediante remuneração, o que trará novas receitas não tarifárias ao Metrô. Além disso, a experiência de viagem dos passageiros deverá ser transformada com a adoção de acesso gratuito à internet em suas estações e trens. Haverá ainda a implantação de nova infraestrutura e equipamentos para permitir a melhoria do sinal das operadoras de telefonia móvel, com o intuito de modernizar e trazer mais qualidade ao serviço oferecido atualmente.
O edital para a licitação, que vai contratar a futura concessionária, foi publicado para que as empresas interessadas apresentem as propostas comerciais para a exploração dos sistemas. Nele, estão disponibilizadas todas as condições de participação, bem como as especificações e requisitos para a implantação, exploração comercial, operação, manutenção e atualização dos sistemas que serão concedidos pelo prazo de 30 anos.
Os interessados podem acessar todas as informações diretamente no site do Metrô (link para o edital e anexos).
A sessão pública de recebimento e abertura de propostas está marcada para o dia 30 de março de 2023, às 10h horas na Rua Boa Vista, 175, 2° andar, São Paulo/SP.
28/12/2022 – Metrô de São Paulo