Metrô de São Paulo homenageia 130 anos da Avenida Paulista com exposição de aquarelas

Mostra de imagens retrata as obras de construção das 3 estações de metrô na avenida

A mais famosa avenida de São Paulo receberá uma homenagem do Metrô para celebrar seus 130 anos. A partir desta quarta-feira (8), a estação Trianon-Masp (Linha 2-Verde) recebe a exposição “O Metrô nos 130 anos da Avenida Paulista”, que ficará em cartaz até 31 de janeiro, retratando o período de construção das três estações de metrô desta via.

São 20 imagens em aquarelas de autoria da artista plástica Diana Dorothéa Danon, que registrou particularidades das obras civis das estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, no período de 1987 – quando foi iniciada a construção – a 1991 – quando foram abertas. Curiosamente, algumas das aquarelas expostas estiveram presentes no aniversário de 100 anos da Paulista.

O registro artístico da construção abrange os trabalhadores da obra, o chão de barro pelas escavações, cimento, areia, máquinas e equipamentos, tentando humanizar o trabalho pesado pouco visto e trazendo às pessoas um pouco da noção do que acontecia no subterrâneo de uma das principais vias públicas da capital paulista.
A mostra também relembra a participação histórica do Metrô na avenida e sua importância, proporcionando acessibilidade a esse corredor cultural e de negócios, através de suas três estações em um trecho de mais de 2,8 km de extensão da Linha 2-Verde, que permite conexão com todas as regiões de São Paulo.

SERVIÇO
Exposição “O Metrô nos 130 anos da Avenida Paulista”
Data: de 8/12/21 a 31/01/22
Local: Estação Trianon-Masp | Linha 2-Verde

07/12/2021 – Metrô de São Paulo