Mais estações devem receber portas de plataforma
Conclusão de projetos das linhas 16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa está entre as previsões, além da instalação de portas de plataforma em toda a Linha 5-Lilás
O Metrô de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021, o seu plano estratégico chamado “Plano de Negócios 2021” que na verdade trata do planejamento da companhia para os próximos cinco anos, compreendendo o período entre 2021 e 2025.
Conforme apresentação da empresa, são quatro objetivos estratégicos: continuidade do equilíbrio financeiro, maior eficiência na gestão, empreendimentos de expansão das linhas e inovações tecnológicas.
Estes quatro pilares vão, segundo a proposta, reduzir despesas, melhorar serviços e os índices de satisfação, além de otimizar o aproveitamento das receitas financeiras disponíveis, incluindo programa de cargos e carreiras para os metroviários.
DESPESAS
No campo de “gastos” para o próximo quinquênio, a pretensão é de reduzir em R$ 14,2 milhões os gastos com o sistema de bilhetagem, processo já iniciado neste ano com a adoção do pagamento mais amplo do QR Code por meio do aplicativo TOP para smartphones e a comercialização de bilhetes também neste sistema de código em vez dos antigos bilhetes de tarja magnética, mais caros para sua produção e gerenciamento.
EFICIÊNCIA
O Metrô neste parâmetro quer atingir pelo menos 60% de avaliação positiva por parte dos passageiros e 80% de avaliação positiva no nível de satisfação do atendimento geral.
Também é a intenção da empresa de concluir o enquadramento dos empregados que aderiram aos eixos do novo plano de carreira e remuneração até novembro deste ano, após a divulgação dos perfis de cargos das posições de gestão da companhia.
OBRAS E EXPANSÕES
Sobre obras e mais ligações de Metrô, as linhas 16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa estão no radar dos próximos cinco anos, com ao término deste ciclo estarem com seus projetos básicos em andamento, destacando a Linha 19-Celeste que ligará o centro de São Paulo até Guarulhos no Bosque Maia, devendo estar pelo menos com o contrato assinado para elaboração do projeto básico.
A Linha 4-Amarela deverá estar com a estação Vila Sônia em sua plena operação, incluindo o terminal urbano de ônibus, e na conexão entre as estações Consolação e Paulista, estar com o contrato das obras de um novo túnel já assinado.
A Linha 5-Lilás deverá em 2025 ter todas as suas estações com portas de plataforma para evitar queda de pessoas e objetos nos trilhos.
Para a Linha 2-Verde, o destaque é a conclusão da reurbanização da estação Vila Prudente, obra já anunciada nessa terça-feira, 9 de fevereiro de 2021. A conclusão deve ocorrer no segundo semestre de 2023.
O Plano de Negócios também prevê a execução de metade da parede diafragma da vala do Complexo Rapadura e a conclusão de 80% do Poço Falchi Gianini, ambas fazem parte da expansão da linha até a Penha.
Nas linhas de monotrilho, a Linha 15-Prata deverá estar com as obras da estação Jardim Colonial concluídas e a Linha 17-Ouro deve contar com o projeto executivo do material rodante aprovado e ter o bandejamento de via no trecho Congonhas-Campo Belo em instalação.
O Pátio da Água Espraiada deverá ter a cobertura do Bloco A em vias de ser instalada.
MODERNIZAÇÃO
Na apresentação, foram citados 21 projetos de “melhoria do desempenho operacional”, destacando a Linha 1-Azul e 3-Vermelha com o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) – que permite mais trens e menores intervalos e modernização do CCO (Centro de Controle Operacional).
O item também prevê a publicação do edital da compra de 44 novos trens e a instalação de portas de plataforma em Jabaquara, Tucuruvi, Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, todas elas nas extremidades das duas linhas mais movimentadas.
O documento ainda lista “iniciar as obras para segregação das vias das Linhas 1, 2 e 3”, mas não detalha ou especifica do que se trata esta separação.
11/02/2021 – Diário do Transporte