Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Metrô de São Paulo desenvolve Sistema de Monitoramento de Ativos que permite de forma preditiva corrigir situações que possam impactar na vida do cidadão

Com o uso da tecnologia desenvolvida, as ocorrências podem ser previstas e evitadas para melhorar o tempo de viagem do passageiro

São Paulo, 22 de agosto de 2022 – O Metrô de São Paulo desenvolveu um sistema com inteligência artificial que pode prever e destacar os possíveis problemas antes que impactem o caminho dos passageiros. Esta tecnologia coloca o Metrô na Vanguarda da Manutenção 5.0, na qual as tecnologias trabalham em harmonia para focar no ser humano.

Desenvolvido por técnicos e engenheiros do Metrô, o Sistema de Monitoramento de Ativos (SMA) monitora escadas rolantes, elevadores, trens, ventilação de túneis, alimentação elétrica, entre outros. Além de alertar para tendências de falha, o sistema verifica a interação entre os ativos, gera alarmes e fornece informações estratégicas para tomadas de decisão, baseada em dados.

O resultado do processamento dos dados coletados dos equipamentos se apresenta ao operador do posto do Centro de Controle da Manutenção (CCM), que aciona a equipe de manutenção para atuação antes da sua indisponibilidade operacional. Além disso, o CCM tem a capacidade de visualizar o sistema completo, apoiando as equipes de manutenção que estão em campo.

Esta tecnologia permite se antecipar a qualquer anormalidade do equipamento, já que ele é capaz de captar seus padrões de comportamento. A cada ação diferente, o sistema consegue entender e informar previamente. Os dados são coletados e enviados ao Centro de Controle da Manutenção – CCM do Metrô, para que possam atuar antes de uma falha acontecer.

Hoje já são monitorados em torno de 4.000 ativos. A meta para os próximos 2 anos e chegar em 10.000 ativos monitorados.

22/08/2022 – Metrô de São Paulo

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email