O Metrô assinou na última terça-feira (1) o contrato para ampliar a Linha 15-Prata. Serão construídas duas estações até Jacu Pêssego e um pátio de manutenção, ampliando a linha em cerca de 3 km.
O documento foi celebrado com o Consórcio Expresso Boa Esperança – formado pela Construtora Queiroz Galvão S/A e MPO Soluções LTDA – que agora deve preparar o cronograma de trabalho para iniciar a elaboração do projeto executivo e a construção.
As obras civis compreendem o Pátio de Manutenção Ragueb Chohfi – o segundo pátio da Linha 15 –, além das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego. A meta é concluí-las até 2024.
Para atender a esse novo trecho, o Metrô encomendou em janeiro 19 novos trens, chegando ao total de 46 unidades na Linha 15. Isso também vai possibilitar a redução do intervalo de circulação entre as composições em toda linha.
Paralelamente, o Metrô trabalha na conclusão do edital para licitar as obras de expansão da linha no sentido oeste, após a Vila Prudente. Será construída a estação Ipiranga, que vai permitir conexão gratuita com a Linha 10-Turquesa da CPTM e facilitar a chegada ao centro e ao ABC Paulista.
Atualmente, a Linha 15 funciona com 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e a recém-aberta estação Jardim Colonial, possibilitando a redução do tempo de viagem do extremo leste ao centro em 50%. Quando a ampliação for concluída, a linha passará a ter 19,8 km e 14 estações, entre Ipiranga e Jacu Pêssego.
02/02/2022 – Metrô de São Paulo