Com o resultado de R$ 5,3 milhões arrecadados em leilões de inservíveis, o ano de 2021 foi marcado pelo empenho da Companhia do Metrô em manter o equilíbrio financeiro da empresa, garantir a qualidade do serviço prestado e tomar iniciativas que valorizem a Sustentabilidade.
Em três leilões de materiais inservíveis realizados nos meses de abril, outubro e dezembro, o Metrô arrecadou R$ 5.379.223,00. Este recurso, classificado como receita não tarifária, ou seja, aquele que não é gerado pelo pagamento de viagens, será empregado integralmente no aperfeiçoamento dos processos de manutenção de sistemas, trens, estações, equipamentos. Os recursos não tarifários também são utilizados para compra de peças de reposição e insumos.
No total, nos três eventos, foram vendidas 384 toneladas de trilhos de ferro, 303 toneladas de aço carbono, 23 toneladas de eixos de trens (material ferroso), 8 toneladas de alumínio, 18 toneladas de bilhetes de papel fragmentados, 24 veículos e outros inservíveis em volume menores.
Para participarem dos leilões, as empresas interessadas são credenciadas após serem analisadas em rigoroso processo técnico. O objetivo deste procedimento é de somente habilitar possíveis compradores que tenham condições de reciclar ou destinar o que for adquirido sem colocar em risco o meio ambiente, um dos valores defendidos pela Companhia.
O Metrô prevê que um novo leilão deva ser realizado no primeiro semestre de 2022.
26/01/2022 – Metrô de São Paulo