Oportunidade de negócio para comércio e serviços vai abranger diferentes estações da maior linha de metrô de São Paulo
O Metrô realiza no próximo dia 20 a licitação para a concessão de uso de espaços para exploração comercial em 16 estações da Linha 3-Vermelha. O objetivo é melhorar a experiência dos passageiros, oferecendo novos serviços, comércios e comodidades no trajeto, além de gerar novas receitas à Companhia. O edital foi publicado em 19 de abril e está disponível no site do Metrô.
Esse modelo de parceria vai trazer um aporte inicial de 12,5 milhões de reais para melhoria da infraestrutura das estações. Com esse investimento, a empresa vencedora deverá instalar novos sanitários públicos e manter os já existentes, além de ficar responsável pela reforma, operação e segurança das áreas comerciais nas estações, e administrar os bicicletários das estações Sé, Carrão e Guilhermina-Esperança. Também deverão ser criadas áreas de apoio aos trabalhadores das áreas comerciais.
Ao todo, serão concedidos quase 3,5 mil m² de espaços comerciais na Linha 3, o que deverá incrementar a receita não-tarifária do Metrô. Como previsto no edital, a Companhia vai receber uma remuneração mínima mensal pela exploração dos espaços ou 55,7% da receita bruta da concessionária, prevalecendo o que for maior.
Nesta concorrência serão oferecidas áreas em 16 das 18 estações da Linha 3-Vermelha. Não fazem parte desta concessão as estações Brás e Palmeiras-Barra Funda. A primeira já foi objeto de concessão anterior, enquanto a segunda será objeto de um projeto especial em conjunto com a CPTM.
Do ponto de vista de negócios, a Linha 3-Vermelha oferece oportunidades atrativas para o comércio. É a maior linha de metrô de São Paulo e seus 22 km de extensão ligam as zonas leste e oeste da cidade, passando pelo Centro e conectam os passageiros a outras duas linhas de metrô e cinco linhas de trens urbanos.
Há também 12 terminais de ônibus anexos, incluindo o Terminal Rodoviário Barra Funda, um dos mais importantes pontos de conexão da capital paulista ao interior. Parte desses terminais já foi concedida pelo Metrô, permitindo investimento privado para atração de comércio e melhorias, além do potencial construtivo para construção de conjuntos residenciais e empresariais, adensando a oferta de moradia e serviços, ajudando também a revitaliza e valorizar algumas regiões da cidade.
Estações envolvidas:
CORINTHIANS-ITAQUERA, ARTUR ALVIM, PATRIARCA, GUILHERMINA-ESPERANÇA, VILA MATILDE, PENHA, CARRÃO, TATUAPÉ, BELÉM, BRESSER-MOOCA, PEDRO II, SÉ, ANHANGABAÚ, REPÚBLICA, SANTA CECÍLIA E MARECHAL DEODORO.
10/05/2022 – Metrô de São Paulo