Malha é insuficiente para a demanda. Metrô de São Paulo tem a linha mais lotada do mundo, mas também está entre os melhores sistemas do planeta
São 89,7 quilômetros de vias, 79 estações, 5 linhas e uma de monotrilho e 203 composições. Por dia, são 4,5 milhões de passageiros. Isoladamente, os números são grandiosos, mas pequenos ainda diante da necessidade de São Paulo.
Para ter uma ideia desta “grandiosa pequeneza”, o Metrô de São Paulo, apesar de hoje ser gerenciado pelo Governo do Estado, é, na prática municipal, só cobrindo parte da capital paulista. Cidades do ABC, região de Osasco, e de Guarulhos, por exemplo, são carentes de oferta de transporte rápido de alta demanda sobre trilhos.
Com todas as suas limitações, o Metrô de São Paulo é, sem dúvida, um dos “queridinhos” do paulistano, que pede mais linhas e, quando vai para outras cidades, fala sim com um certo orgulho sobre o sistema.
Nesta próxima terça-feira, 24 de abril de 2018, a Companhia do Metropolitano de São Paulo completa 50 anos de existência. As primeiras operações comerciais ocorreram em setembro de 1974, num trecho de apenas 6,4 quilômetros entre o Jabaquara e Vila Mariana, da linha 1 – Azul, que hoje opera entre Jabaquara, na zona Sul de São Paulo, e o Tucuruvi, na zona Norte, com 20,4 quilômetros de extensão. A primeira viagem de trem, em título de testes, foi realizada em 1972, entre as estações Jabaquara e Saúde.
Para comemorar a data, o Metrô vai fazer uma série de atividades nesta semana.
A empresa, em nota, explica as ações de comemorações, muitas que terão surpresas que os passageiros só saberão na hora.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo, ou apenas o Metrô, como é conhecido popularmente, completa 50 anos de fundação nesta terça-feira, 24/04, presenteando seus usuários com uma série de ações culturais e artísticas, além do lançamento de novidades que vão marcar o meio século de vida do meio de transporte preferido dos paulistanos.
E tudo começará na estação Barra Funda, às 7h, quando os passageiros serão surpreendidos com uma ação dos metroviários em agradecimento e homenagem àqueles que colaboram diariamente para o crescimento da empresa: os mais de 4 milhões de usuários das 5 linhas operadas pela Companhia. Às 13h30, o agradecimento acontecerá na estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás, seguida por Vila Madalena da Linha 2-Verde e Jabaquara da Linha 1-Azul, às 14h30; e Tatuapé da Linha 3-Vermelha, às 15h. O grande encerramento será às 16h00 na estação Sé com a participação de mais de 300 metroviários.
E as festividades seguirão, desta vez concentradas na estação Sé, com o lançamento do novo uniforme dos funcionários da operação e agentes de segurança, do bilhete comemorativo que será vendido exclusivamente nas máquinas de venda automática e de uma nova loja de produtos licenciados com a marca Metrô.
Às 11h45, pela primeira vez, a Banda dos Seguranças do Metrô e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo farão um show para os usuários que estiverem na estação Sé. O repertório inclui clássicos do rock nacional e internacional, MPB e música clássica.
A partir do dia 24, uma réplica de um carro da primeira frota de trens – a frota A – original do Metrô ficará no mezanino da estação Sé – por onde passam 600 mil usuários por dia. Esta é uma atividade interativa, onde os usuários poderão fazer uma viagem no tempo e tirar fotos como se fossem operadores do antigo trem do Metrô. A réplica, criada pelos funcionários da manutenção na serralheria do Pátio Jabaquara com muito empenho e criatividade, conta com vários dos itens originais dos primeiros trens fabricados pela MAFERSA no início dos anos 70, como a máscara, cabine, banco do operador, console de comando, freio de estacionamento, ventilador e portas.
Também será inaugurada a instalação “Metrô Mobilidade”, uma espécie de maquete com dimensão de 7,50m x 5,50m que mostra os pontos de referência da cidade de São Paulo e suas linhas de metrô subterrâneas.
A celebração também será materializada com uma exposição de fotos históricas, lançamento de selo e carimbo postais comemorativos em edição especial para colecionadores, com a marca exclusiva criada pelo Metrô para a data. Os selos poderão ser adquiridos entre 24/04 e 24/05 na agência central dos Correios, na Praça do Correio, centro de São Paulo.