As obras do Metrô de Salvador estão em ritmo acelerado. Menos de um ano após vencer a licitação da parceria público-privada para a construção, operação e manutenção do sistema soteropolitano, a CCR Metrô Bahia concluiu as obras da Linha 1 e está conduzindo as obras da Linha 2.
Quando a Linha 2 estiver pronta, em 2017, o Metrô de Salvador será o terceiro maior sistema metroviário do Brasil em extensão, totalizando 41 quilômetros. Ele só perderá em extensão para os metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro.
A linha 1 entrou em operação assistida em junho de 2014, com quatro estações, durante a Copa do Mundo. Depois, foram construídas mais quatro estações, totalizando os 12 quilômetros de extensão. A Linha 2 está em construção e terá 29 quilômetros, com 13 estações.
O transporte de passageiros sobre trilhos é um transporte de alta capacidade que contribuiu para a mobilidade dos cidadãos e desenvolvimento das cidades. Um sistema rápido e regular, que não polui e otimiza o tempo de deslocamento da população.
“O Governo da Bahia decidiu dar um grande passo para o avanço da mobilidade do cidadão soteropolitano e está investindo no sistema sobre trilhos como estruturador dos grandes fluxos da cidade de Salvador. Após 15 anos do projeto parado, a decisão pela concessão do sistema colocou o metrô operando em poucos meses e, em menos de quatro anos, o tornará o terceiro maior sistema do Brasil”, explica Roberta Marchesi, superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A CCR Metrô Bahia é associada à ANPTrilhos.
A ANPTrilhos parabeniza o Governo da Bahia pelo avanço da rede de trilhos na cidade, acreditando que ela beneficiará a qualidade ambiental da cidade e contribuirá para melhorar a vida dos cidadãos.