O Metrô de Salvador chega à marca de 10 milhões de passageiros transportados desde o início da operação assistida, em junho de 2014, e é uma forma de medir a adesão da população ao equipamento. A partir de novembro, os ônibus metropolitanos passam a fazer integração na Estação Retiro e posteriormente passará para Pirajá.
Atualmente, o Metrô de Salvador transporta diariamente uma média de 45,5 mil passageiros. ?Essa é uma prova de como as pessoas estão, de fato, utilizando o sistema para seus deslocamentos. O metrô é a melhor opção para transporte porque é rápido, seguro e confortável?, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.
O sistema metroviário da capital baiana, após 14 anos sem sair do papel, só começou a se concretizar em 2013, quando o Governo do Estado assumiu a gerência do projeto, antes sob responsabilidade da Prefeitura. Após processo licitatório, a CCR Metrô Bahia venceu o certame e iniciou as obras do equipamento.
Atualmente, o sistema funciona em operação assistida com seis estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá), totalizando aproximadamente 10 quilômetros da Linha 1.
A Estação Bonocô será a próxima a ser inaugurada. Já Pirajá está quase finalizada e será concluída até o dia 30, quando começa o início da operação comercial do modal, que será integrado aos ônibus metropolitanos e urbanos.