O Metrô BH, responsável pela manutenção e operação do serviço de transporte metroviário nas cidades de Belo Horizonte e Contagem (MG), é o novo associado da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A associação da operadora foi formalizada na Assembleia Geral Ordinária da ANPTrilhos, no fim do ano.
“É com grande satisfação que recebemos o Metrô BH entre os Associados da ANPTrilhos. A importante parceria com a operadora fortalecerá ainda mais a entidade e as iniciativas visando o desenvolvimento do setor, promovendo a ampliação da rede de atendimento à população”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.
O metrô conta com 28,1 km de extensão e 19 Estações. Em março de 2023, foi formalizada a concessão do sistema ao Metrô BH, empresa do Grupo Comporte e responsável pela modernização e expansão da Linha 1, bem como a implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“É um prazer para o Metrô BH se filiar à ANPTrilhos, associação crucial no cenário de mobilidade urbana brasileiro e que trabalha pelas especificidades e necessidades de cada localidade do país. O Projeto Metrô BH está apenas começando, embora nossa gestão já tenha realizado importantes mudanças que culminaram em um serviço de transporte sobre trilhos ainda mais eficiente para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Como exemplo, podemos citar a implantação da Bilhetagem Digital, ampliando a possibilidade de compra de passagens pelos nossos clientes, que agora podem utilizar crédito, débito ou pix como meio de pagamento, além de acessarem a previsibilidade dos trens pelo aplicativo BIPAY. As reformas das estações, a implantação da nova estação da linha 1, Novo Eldorado, assim como a construção da linha 2 já são realidades previstas neste Contrato de Concessão. Ficaremos muito felizes em entregar, em breve, a ampliação desse sistema tão importante para Minas Gerais”, afirma o CEO do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.