O Metrô BH contratou a Alstom para modernizar seu sistema de sinalização, afirmou o CEO da empresa, Guilherme Bastos Martins. O projeto será implementado na Linha 1 e na futura Linha 2 do metrô da capital mineira. O trecho da Linha 1, entre as estações Vilarinho e Eldorado, é operado atualmente por meio do ATC (sinalização por bloco fixo) e terá a partir do ano que vem auxílio do ATO (Automatic Train Operation), que garante a condução do trem de forma 100% automática. A Linha 2 também será operada por meio de blocos fixos e ATO.

“A implementação do novo sistema de sinalização vai acontecer após a reforma e modernização da via permanente e da rede aérea da Linha 1, que vamos concluir no ano que vem”, informou Martins.

O CEO da MetrôBh, Guilherme Bastos Martins, é o entrevistado da próxima edição da RF (setembro/outubro). A conversa girou em torno dos planos e da estruturação da nova empresa, que assumiu a operação e a manutenção do sistema metroviário de Belo Horizonte em março deste ano, além dos preparativos para dar início ao projeto de construção e expansão de linhas e as melhorias já implementadas.

09/10/2023 – Revista Ferroviária