Metrô BH antecipa e finaliza revitalização de trecho da via permanente

20/07/2024 – Metrô BH

O Metrô BH finalizou a revitalização realizada, durante a última semana, no trecho de via permanente, entre as estações Santa Efigênia e Central Supermercados BH. A Concessionária já opera com intervalos habituais entre os trens.

A revitalização estava prevista para terminar na madrugada de domingo para segunda-feira, mas foi finalizada na noite deste sábado (20/07), antecipando a entrega em mais de 30 horas. A atividade substituiu 300 metros de via permanente em curva, numa operação que ocorreu durante oito dias, ininterruptamente.

Esse trecho, agora revitalizado, era tido como um dos mais complexos durante as obras, por estar confinado entre a via do Metrô e a via do trem de carga. Houve substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e do lastro (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes. Os benefícios para o usuário são mais segurança, mais conforto na viagem (menos trepidação, e ruído) e a possibilidade do aumento de velocidade dos trens, após a finalização da revitalização em toda a linha 1.

Pedimos desculpas pelo transtorno, mas estamos trabalhando para que, a cada dia, o Metrô fique melhor para você!

Cronograma: A revitalização da via permanente do Metrô BH teve início em novembro de 2023. Em março de 2024, a Empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Calafate. A previsão no Contrato de Concessão para a conclusão de revitalização da Via Permanente é de março de 2027, porém, o Metrô BH trabalha junto ao Governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.

Vai ao evento? Vá de Metrô! Em consonância com a antecipação da entrega da revitalização, o Metrô BH informa que vai atender aos torcedores que irão ao jogo entre Atlético x Vasco, na Arena MRV, no dia 21 de Julho, às 16h. A previsão de público estimada para o evento é de cerca de 40 mil pessoas.

Além disso, no domingo, também acontecerá a Parada LGBTQIA+ de Belo Horizonte. O palco principal será no cruzamento entre as Avenidas Afonso Pena e Brasil. As apresentações ocorrerão entre 12h e 17h e o cortejo sai após esse horário, com dispersão na Praça Sete, às 22h.

O Centro de Controle Operacional vai acompanhar a demanda de pessoas durante os eventos e, se necessário, serão ofertadas viagens extras de metrô.

Uai, Sô! Pra que ficar na fila? O Metrô BH possui a bilhetagem digital, que permite a compra de passagens pelo aplicativo Bipay, por cartão de crédito ou pix. Além disso, os validadores de passagem aceitam pagamento por aproximação, diretamente no aparelho. Esse pagamento pode ser feito por cartões de crédito e débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches ou celulares. O sistema possibilita que os usuários evitem filas e tenham mais autonomia na compra de passagens.

Horário habitual: as bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.

 

Foto: Pedro Oliveira / Comunicação Metrô BH
Foto: Divulgação Metrô BH