A CCR Metrô Bahia preparou uma estratégia de atendimento especial para o próximo domingo, dia 15, durante as Eleições 2020, a fim de garantir a segurança e o conforto dos eleitores baianos, aumentando a frota de trens, de acordo com a demanda. A segurança será garantida com os Agentes de Atendimento e Segurança da concessionária fardados e à paisana, e com o monitoramento eletrônico composto por mais de 2.000 câmeras que estão distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação. A ação estratégica de segurança e operação é utilizada pela concessionária em todos os eventos de grandes públicos para melhor atender os seus clientes.
Dica de viagem
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,90. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode comprar créditos para o cartão pelo aplicativo RecargaPay ou na Rede Credenciada, que conta com mais de 2 mil pontos de vendas distribuídos em Salvador e Região Metropolitana. É importante lembrar que as cargas realizadas pelo aplicativo e na rede credenciada devem ser ativadas no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes do cliente se dirigir às catracas de acesso do metrô. Também é possível antecipar a recarga nas máquinas de autoatendimento ou nas bilheterias das estações disponíveis em todas as estações de metrô, podendo pagar inclusive com cartão de débito e crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard e Elo. O cartão unitário, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente nas bilheterias e máquinas de autoatendimento.
Primeiros socorros
O sistema metroviário também conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento. A equipe de agentes é treinada e capacitada para realizar os procedimentos de primeiros socorros e prestar o devido atendimento aos usuários, sempre que necessário. Em alguns casos, os próprios agentes fazem a condução do cliente para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. O encaminhamento é feito em viaturas próprias que ficam distribuídas em pontos estratégicos do sistema.
Guia do usuário do metrô
Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:
· Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;
· Consumir bebidas alcoólicas;
· Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;
· Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;
· Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;
· Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;
· Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;
· Colocar cartazes, anúncios e avisos, mendigar, apregoar, expor ou vender qualquer espécie de mercadoria ou serviço ou agenciar freguesia, salvo quando houver autorização da Concessionária, e nos locais por ele previamente determinados;
· Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.
Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.
11/11/2020 – CCR Metrô Bahia