Companhia garante que trabalhos não sobrepõem à pesquisa de Origem e Destino. Contratação terá financiamento do Banco Mundial
O sistema metropolitano de transportes do Estado de São Paulo deve ter novos métodos de projeção de demanda de passageiros desenvolvidos pela iniciativa privada.
O Metrô de São Paulo abriu nesta semana um Pedido de Manifestação de Interesse para empresas elaborarem instrumentos de estimativas e simulação de crescimento e variação do número de passageiros.
Apesar de o PMI ser de responsabilidade da Companhia do Metrô, os trabalhos devem levar em conta todos os modais de transportes metropolitanos, incluindo o metrô, o monotrilho, trens da CPTM e ônibus das linhas da EMTU.
Os recursos para o pagamento dos serviços virão do Banco Mundial, dinheiro que faz parte de um pacote de financiamento que era para o projeto da linha 5-Lilás do Metrô.
Em nota ao Diário do Transporte, o Metrô garante que não haverá redundância entre os trabalhos de projeção de demanda e a pesquisa Origem/Destino feita a cada dez anos pela companhia.
As empresas interessadas devem apresentar as propostas até o dia 10 de setembro, que devem ajudar a STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos a prever onde haverá mais necessidade de serviços e direcionar melhor os investimentos, além de fazer readequações operacionais, como mudanças de linhas de ônibus e pontos de integração.
Confira na íntegra as respostas do Metrô aos questionamentos feitos pelo Diário do Transporte:
1) Este PMI é para a elaboração de uma espécie de Raio X do sistema metropolitano? Não “redundaria” com a pesquisa Origem/Destino do Metrô?
São duas coisas distintas. A Pesquisa Origem Destino, feita a cada 10 anos pelo próprio Metrô, é responsável por recolher informações sobre o padrão das viagens realizadas pelos habitantes de um domicilio pesquisado (modo de transporte utilizado, motivo de viagem, horário da viagem, etc.) em um dia da semana. Já o Pedido de Manifestação de Interesse, se refere a “Elaboração dos Modelos de Oferta e de Previsão de Demanda do Sistema de Transporte da RMSP”. Trata-se, portanto, de prestação de serviços técnicos para elaborar os instrumentos de estimativas e simulação de demanda do sistema de transporte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) empregados pelo Metrô. Para tanto, são necessários dados de todos os modos de transportes atuantes na RMSP, além de informações sobre planos e projetos urbanos e de transportes existentes nos municípios da Grande São Paulo.
2) A destinação de parte dos recursos da linha 5 Lilás é porque “sobrou” dinheiro do projeto da linha e que será aplicado neste PMI? Qual é esta verba disponível?
Os recursos que serão utilizados neste projeto estão inclusos em um pacote de investimentos contratado pelo Metrô junto ao BIRD (Banco Mundial).
3) Quando o comunicado fala em “demanda do sistema de transporte da RMSP – Região Metropolitana de São Paulo” inclui no projeto também as realidades da CPTM e da EMTU?
Sim. Inclui todo o sistema de transporte da RMSP.
4) Até quando os interessados devem apresentar as propostas?
De acordo com a publicação, os interessados devem apresentar as propostas até às 16h do dia 10 de setembro de 2018.
22/08/2018 – Diário do Transporte