Workshop de Melhores Práticas
ANPTrilhos – 2022
26 e 27 de outubro de 2022 | On-line
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos realizará o Workshop de Melhores Práticas ANPTrilhos – 2022, nos dias 26 e 27 de outubro de 2022, no formato on-line.
Desenvolvido exclusivamente para os Associados da ANPTrilhos, o evento tem como objetivo apresentar as ações inovadoras desenvolvidas pelos operadores brasileiros para o avanço do seu sistema e promover a troca de informações, visando o aprimoramento mútuo de todos os operadores metroferroviários.
Os operadores apresentarão seus melhores cases em termos de tecnologia, gestão, operação, manutenção, energia, meio ambiente, atendimento ao cliente, comunicação, recursos humanos, entre outras áreas.
O EVENTO
Quem pode participar
O workshop não é aberto ao público e a participação é limitada aos funcionários e colaboradores vinculados aos associados da ANPTrilhos.
O evento será realizado através da plataforma Go To Meeting.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de outubro de 2022, com o preenchimento do formulário eletrônico.
INSCRIÇÕES ATÉ 25 DE OUTUBRO DE 2022
VAGAS LIMITADAS
PROGRAMA
09h10 – Boas Vindas e Abertura
09h30 – Metrô-DF
Case: Compartilhamento de Visualização da Sinalização de Tráfego em Tempo Real entre CCO, Segurança e Tráfego
Área: Controle Operacional
Palestrante: José Honório Rabelo Neto
Resumo do Case: Visualização em tempo real de representação do sistema de Sinalização de Tráfego, compartilhada entre CCO, Segurança e Tráfego. Projeto de desenvolvimento interno da Companhia, complementa informações advindas do sistema de Sinalização e Controle de Tráfego com dados externos relevantes à operação de maneira independente ao referido sistema, a um custo mínimo, em formato ótimo às necessidades internas atuais e flexível às necessidades futuras.
10h00 – Trensurb
Case: Modernização do Vídeo Wall do CCO da Trensurb
Área: Engenharia
Palestrante: Miguel Chaves Custódio
Resumo do Case: O VideoWall de 2013 era composto por 6 cubos Barco de 80” onde um estava inoperante e os demais com a imagem completamente esmaecida pelo atingimento do fim da vida útil dos seus LEDs. Além do VW principal, também eram usadas 8 TVs de 55” funcionalmente independentes. O projeto de melhoria previu inicialmente a aquisição de peças para repor o sistema existente em condições de uso, porém foi gradualmente evoluindo para um VideoWall novo com um total de 28 monitores, gerenciadores de imagens novos, integração de diversos conteúdos em um sistema único, de maior confiabilidade.”
10h30 – VLT Carioca
Case: Controle estatístico de processos aplicado ao tempo de percurso
Área: Engenharia
Palestrante: Vitor Nunes Cruz
Resumo do Case: Os processos de controle total da qualidade ou metodologias de controle estatístico de processos são comumente aplicados à indústria de bens de consumo, entretanto, por que não extrapolarmos estes conceitos ao segmento de transportes, auxiliando os times na padronização e busca pela qualidade de sua produção de viagens?! Neste sentido, a Engenharia de Operações do VLT Carioca, vem desenvolvendo um processo sistemático de análises estatísticas dos tempos de percurso (marcha-tipo) de suas viagens, no propósito de minimizar ao máximo as variabilidades e desvios entre previsto e realizado, garantindo assim maior padronização desta variável tão afetada por condições internas e externas na operação de um veículo leve sobre trilhos.
11h00 – Metrofor
Case: Geração de Energia Solar nas estações
Área: Energia / Sustentabilidade
Palestrante: Igor Vasconcelos Ponte
Resumo do Case: Desde o dia 08 de junho de 2022, entrou em funcionamento as 882 placas fotovoltaicas implantadas pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor – nas estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, da Linha Sul. Por meio de contrato com a concessionária de energia local, Enel, a produção de energia solar, de origem limpa, compensa os gastos de energia elétrica em todas as estações das linhas Parangaba-Mucuripe e da Linha Oeste, que juntas totalizam 20 unidades, além das duas estações onde as placas estão instaladas.
11h30 – CTB
Case:Verificação Independente em Concessões Metroviárias: os instrumentos de estímulo à eficiência na prestação dos serviços e a melhoria da satisfação dos usuários
Área: Gestão
Palestrantes: Douglas Brito e Raimundo Filgueiras
Resumo do Case: O case apresenta as lições aprendidas da Verificação Independente da primeira concessão metroviária integral (implantação e operação de 33 km) brasileira em PPP celebrada em 2013 e em operação plena desde 2019. Os resultados trazem os instrumentos de estímulo à eficiência na prestação dos serviços e na melhoria da satisfação dos usuários do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). As principais áreas analisadas envolvem a apuração de indicadores de desempenho, o compartilhamento dos riscos relativos ao déficit do Agente de Liquidação, das receitas extraordinárias e da demanda de passageiros e a aferição dos bens vinculados.
12h às 14h Intervalo
14h30 – Metrô São Paulo
Case: SMA Sistema de monitoramento de ativos do – Manutenção 5.0
Área: Manutenção
Palestrante: Gilson Cappellano
Resumo do Case: Com foco na melhoria de desempenho do equipamentos, otimização dos processos e redução custos gerais de manutenção foi desenvolvido internamente pela Gerência de Manutenção do Metrô de São Paulo o Sistema de Monitoramento de Ativos (SMA Metrô), baseado em 3 pilares (Aquisição, Plataforma de Monitoramento, Centro de controle da Manutenção), que unifica todas as informações dos ativos operacionais em um único sistema e apresenta ganhos significativos em todas as áreas da manutenção do Metrô de São Paulo.
15h00 – CCR Metrô Bahia
Case:Uso de impressora 3D na CCR Metrô Bahia
Área: Manutenção
Palestrante: Caio Cardoso
Resumo do Case: A impressora 3D é um equipamento simples para confecção de peças e montagens. O projeto foi implementado em maio de 2021 por um grupo de estagiários, com apoio de dois gerentes de Manutenção. Na prática, mais de 10 peças utilizadas no dia a dia da concessionária são produzidas pela impressora 3D, como o guia do disjuntor, botoeira, manopla de empilhadeira, botão do rádio da cabine do trem, entre outros. As vantagens são inúmeras e, entre elas, destacam-se principalmente a redução do impacto ao meio ambiente, economia de tempo e de investimento financeiro.
15h30 – CPTM
Case: Gestão de Profissionais na Gerência de Manutenção da CPTM
Área: Manutenção
Palestrante: Wilson Nagy Lopretto
Resumo do Case: Apresentação da gestão de profissionais da manutenção com desenvolvimento técnico, autoconhecimento, inovação, grupos multifuncionais para solução de problemas, melhorias dos processos e acervo técnico.
16h – Encerramento
09h10 – Boas Vindas
09h30 – MetrôRio
Case: Pagamento por aproximação em grandes eventos
Área: Inteligência de Mercado
Palestrante: Marcelo Mancini
Resumo do Case: A utilização do pagamento por aproximação para acesso ao sistema de metrô do Rio de Janeiro já é uma realidade, com crescimento constante. Em grandes eventos, como Carnaval e jogos de futebol, esta modalidade de pagamento tem alto impacto positivo em relação ao fluxo de passageiros e experiência do cliente. Recentemente esta visão pôde ser comprovada durante o festival Rock in Rio, que trouxe grande aumento de demanda de passageiros ao sistema por dez dias.
10h00 – ViaQuatro
Case: Planejamento, Controle e Execução de Grandes Eventos no Sistema Metroferroviário
Área: Operação / Atendimento
Palestrante: Alexandre A. Cabral e Maurício Messa
Resumo do Case: A proposta é apresentar todo processo de planejamento, controle e execução de grandes eventos (estratégias para jogos de futebol, manifestações, Carnaval, Virada Cultural, Parada LGBTQIA+, Marcha para Jesus, entre outros), contemplando a análise estratégica, técnica e operacional, dentro de um sistema metroferroviário (Linha 4 – Amarela de São Paulo) e a interface dessas ações e integrações com as demais operadoras de transportes e órgãos externos.
10h30 -CBTU
Case: Centro de Documentação, Memória, Arte e Cultura – CDMAC
Área: Patrimônio
Palestrante: Rachel Domingues e Everaldo Chaves
Resumo do Case: O Centro de Documentação, Memória, Arte e Cultura – CDMAC objetiva disponibilizar um espaço físico e conceitual destinado a estruturar ações que visem fomentar o fortalecimento da identidade cultural entre comunidade e ferroviários, por meio da preservação e disseminação da memória da ferrovia na Paraíba, da divulgação da produção cultural dos ferroviários e das comunidades assistidas, da salvaguarda e do acesso à memória institucional. Assim como, inserir a CBTU no roteiro turístico da cidade.
11h00 – ViaMobilidade
Case: Turma do Tráfego (Gibi do tráfego)
Área: Treinamento / Atendimento
Palestrante: José Luiz Bastos
Resumo do Case: Usando a dinâmica e estética das histórias em quadrinhos, desenvolvemos uma série de treinamentos para operadores de trens. É importante ressaltar que o processo é elaborado de forma colaborativa, dando protagonismo aos operadores, ou seja, eles são os personagens da HQ. O material lúdico dissemina conteúdo técnico de forma leve e atrativa a toda a equipe.
11h30 – SuperVia
Case: Escola de Formação de Maquinista
Área: Treinamento / Operação
Palestrante: Kelly Coelho
Resumo do Case: A Escola de Formação de Maquinistas, iniciativa da SuperVia em parceria com a Firjan, é voltada para quem quer iniciar o processo de capacitação sobre o funcionamento do sistema ferroviário. Ao final do curso, e a depender das vagas disponíveis, os formandos podem ser incorporados ao time da SuperVia como operadores de tração. A SuperVia oferecerá, ainda, uma ajuda de custo para a alimentação e o deslocamento desses estudantes. Mais de 17 mil pessoas se inscreveram no programa, sendo, dessas, aproximadamente 5.200 mulheres.