Malha de metrôs e trens urbanos cresce 17% em 10 anos

Rede ganhou em média mais 17,3 km por ano na última década; há pelo menos 13 obras em andamento para ampliar ou criar linhas

O Brasil deve fechar 2023 com 1.145 quilômetros de trilhos de transporte urbano de passageiros, considerando inaugurações previstas até dezembro. Na última década, a malha metroferroviária nacional cresceu 17% em extensão, com uma média de construção de 17,3 km por ano.

Em comparação com 2022, o ano atual deve ter um incremento de 15,6 quilômetros de novos trilhos. Os dados são da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e consideram metrôs, trens urbanos, VLTs (veículos leves sobre trilhos) e monotrilhos. Eis a íntegra do relatório (PDF – 14 MB).

Os números mostram que o ritmo de expansão da malha retornou à fase pré-pandemia. Em 2020 e 2021, a rede nacional ficou estagnada. De 2014 a 2018, o crescimento chegou a superar 30 km por ano. Roberta Marchesi, diretora-executiva da ANPTrilhos, afirma que os investimentos em ampliação nos últimos anos foram pontuais e focados em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

“Tivemos uma estagnação no período da pandemia. De 2020 até o início deste ano, o setor metroferroviário viveu a maior crise da história. Chegamos a perder 85% da demanda nos picos da crise. Em 2020 ainda tínhamos investimentos que já estavam em andamento. Depois, os governos paralisaram. Agora, o que vemos ainda não é uma retomada dos investimentos, mas a continuidade dos investimentos que já estavam previstos antes da pandemia“, diz.

O Metrô de Salvador, privatizado em 2013, foi um dos que puxou o crescimento da malha por investimentos em expansão determinados no contrato. Também houve investimentos em São Paulo. O restante dos sistemas praticamente não avançou. A única linha nova construída na última década foi no Rio (linha 4), inaugurada em 2016.

Marchesi pondera que o crescimento da malha ainda é aquém da demanda nas grandes cidades. “No habitantes, mas apenas 8 delas tem transporte sobre trilhos. Não é à toa que nossas médias e grandes cidades estão enfrentando graves problemas de mobilidade e trânsito. Porque acabam optando por projetos mais fáceis, rápidos e baratos, mas que não resolvem de forma eficiente e se mostram apenas paliativos”.

O Brasil conta atualmente com 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos. Atualmente, só 12 das 27 capitais brasileiras contam com opção de metrô, trem ou VLT. Há ainda outros 3 sistemas em municípios do interior. A maior malha é a de São Paulo. Já no Nordeste, 7 das 9 capitais contam com o modal.

Muitos deles estão parados há décadas, sem a construção de nenhum novo quilômetro. É o caso dos metrôs de Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Brasília

Um dos motivos para o déficit de investimento no modal, segundo Marchesi, é o fato de serem projetos de longo prazo. “Não dá para começar um projeto do zero, fazer a obra e entregar dentro de 1 mandato governamental. Então, o que acontece é que o gestor público, em função dos mandatos políticos, não priorizam por isso. E às vezes quando troca o gestor, muitos não dão andamento por ser um projeto do governo anterior”.

A executiva da ANPTrilhos rebate o argumento de que o custo inviabiliza esses projetos. Defende que os valores se justificam diante da eficiência do modelo, transporte de passageiros. Ela diz ainda que as inovações e modernizações têm feito com que os sistemas fiquem mais baratos.

“Em projetos de infraestrutura, o fato de avaliarem o custo inicial do investimento é mais uma justificativa para não fazer, do que de fato um impedimento. Um sistema que tem uma capacidade dessas, que movimenta 10x mais passageiros, jamais pode ter o mesmo custo de um sistema que movimenta menos, como o sistema de ônibus”, argumenta.

Ramon Cunha, especialista em Infraestrutura da CNI (Confederação Nacional da Indústria), afirma que os investimentos no modelo metroferroviário foram insuficientes nos últimos anos. Pontua que o poder público tem dificuldades para trocá-los, diante das sérias restrições orçamentárias, além de problemas relacionados a governança e gestão de projetos.

“Temos um problema de mobilidade urbana, por causa da ocupação desordenada das grandes cidades nas últimas décadas, e os investimentos em mobilidade urbana não foram suficientes para suprir a demanda crescente da população, que foi se deslocando cada vez mais longe dos grandes centros“, afirma.

O mapeamento da ANPTrilhos mostra que há pelo menos 13 obras em andamento para ampliar a malha metroferroviária no país. Dentre os destaques, estão novas linhas do Metrô de São Paulo. São elas a
6-Laranja, que levará trilhos até a região da Brasilândia, e a 17-Ouro, no modelo de monotrilho, que conectará o sistema ao Aeroporto de Congonhas.

Também há obras em andamento nos sistemas de Salvador (linha 1 e VLT), Santos (VLT da Baixada), Natal (linhas branca e roxa) e Fortaleza (lista leste e ramal aeroporto).

Há outros projetos que devem ter a execução iniciada a partir de 2024, como a expansão do Metrô de Belo Horizonte, privatizado em 2022, e a extensão do ramal Samambaia no Distrito Federal.

18/11/2023 – Poder 360