Mais três estações do Metrô de São Paulo ganham câmeras com recursos de inteligência artificial

Instalação faz parte do novo sistema de monitoramento eletrônico que vem sendo instalado para trazer melhorias aos passageiros

Três estações do Metrô ganharam as novas câmeras com recursos de inteligência artificial que passam a funcionar nesta segunda-feira (13) para ajudar no atendimento, proporcionando mais segurança aos passageiros e à operação das linhas. As estações Tatuapé, Patriarca e Itaquera agora integram o grupo de oito estações, todas na Linha 3-Vermelha, que já contam com as novas câmeras.

Com isso, 175 câmeras foram adicionados ao novo Sistema de Monitoramento Eletrônico do Metrô, sendo 89 em Itaquera, 65 em Tatuapé e 25 em Patriarca. Esses equipamentos passarão pelas etapas de pré-comissionamento e comissionamento, onde diversos testes são realizados para aferir todas suas funcionalidades. Agora, há um total de 383 novas câmeras instaladas nessas oito estações, que abrangem também Penha, Belém, Carrão, Vila Matilde e Guilhermina.

Todo o sistema será composto por 5.088 câmeras digitais de alta capacidade espalhadas por todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha. São 2.600 novas câmeras que estão em processo de instalação, 880 que serão instaladas junto as portas de plataforma que serão colocadas nas estações, além de outras 1.600 digitais já em funcionamento.

A meta é ter todas as estações equipadas com as novas câmeras integradas até 2023, possibilitando a desativação dos modelos analógicos e a cobertura integral de todo o sistema. Além de ampliar a segurança operacional da rede do Metrô, o novo sistema vai permitir a identificação e rastreamento de objetos, com análise instantânea das imagens pelas ferramentas de inteligência artificial, gerando alertas para a Central de Controle, possibilitando uma rápida atuação como nessas situações:

-Identificação e rastreamento de objetos – Se um objeto como uma bolsa, por exemplo, é deixado em um local na estação, as câmeras geram um alerta para o Centro de Controle que aciona o agente mais próximo para verificar;

-Invasão de áreas – Se uma pessoa entra na passarela de emergência, que fica logo após o fim da plataforma, as câmeras podem gerar um alerta, permitindo uma rápida atuação para sua retirada em segurança;

-Cuidado com crianças – Crianças desacompanhadas poderão ser identificadas automaticamente, gerando alerta para que um funcionário possa checar a situação;

-Pessoas desaparecidas – A identificação de pessoas desaparecidas poderá ser feita rapidamente, caso elas tenham passado por uma estação do Metrô;

-Identificação de animais perdidos – O sistema poderá reconhecer animais como cachorros pelas estações, possibilitando a ação de um funcionário, antes que eventualmente o animal entre na via por onde passam os trens;

-Contagem de pessoas – O sistema poderá contar com precisão a quantidade de pessoas que passam por um ponto da estação. Isso pode colaborar com a transferência de passageiros entre diferentes linhas da rede de transporte sobre trilhos e a elaboração de estratégias operacionais.

Paralelamente, o Metrô vem montando um Data Center com alta capacidade de armazenamento para integração das câmeras, podendo armazenar as imagens por 30 dias. Todo sistema está instalado em uma nova rede de transmissão de dados de alta capacidade, com câmeras que serão colocadas também nos pátios de manutenção Jabaquara, Tamanduateí, Itaquera e Belém, vias e túneis, auxiliando na operação e segurança patrimonial.

13/12/2021 – Metrô de São Paulo