Pesquisa realizada pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal para a avaliação dos serviços prestados mostra que o índice de satisfação dos usuários com o Metrô-DF é de 81,7%.

Foram realizadas 2.943 entrevistas nas 27 estações, entre 1 e 12 de dezembro, de segunda a domingo, das 6h às 23h. Usuários com idade superior a 16 anos (55% de mulheres, 44% de homens e 1% que se declarou sem gênero) responderam a um total de 80 perguntas quantitativas e qualitativas, além de questões relacionadas ao perfil demográfico.

A melhor avaliação foi para o atributo limpeza e conservação das estações, que teve 89% de respostas positivas, classificadas como “bom” ou “ótimo”. Também ficaram com índice superior a 80% a limpeza e a conservação de trens (84%) e o atendimento dos empregados nas estações (82%).

De acordo com o estudo, de forma geral, a avaliação de infraestrutura e serviços ficou em 75%. O tempo de espera na bilheteria obteve aprovação de 63% dos entrevistados e 73% deles disseram que o sistema de bilhetagem usado pelo Metrô-DF é ótimo ou bom. Sete em cada 10 usuários aprovaram a acessibilidade nas estações – nos trens, esse quesito recebe avaliação ainda melhor: de 73%.

A pesquisa também revelou hábitos dos usuários. Por exemplo, 47% acessam as estações a pé, 35% chegam de ônibus e 12% de carro. Pelo menos 66% deles usam a integração com outros modais de transporte. A maioria utiliza o Metrô para o trajeto casa-trabalho e acessa o sistema três vezes por semana ou mais.

A Estação Central continua a ser a mais movimentada, tanto para embarque quanto desembarque. Os destinos mais frequentes são Ceilândia e Águas Claras, ambas com 14%; Asa Sul, com 13%, e Samambaia, com 12%. Sobre o tempo de viagem, 72% consideram bom ou ótimo.

Também foi avaliada a segurança no Metrô. O índice geral de aprovação nesse quesito, que reúne desde a fiscalização do carro exclusivo ao atendimento dos empregados da segurança, ficou em 63%. Dentre os itens, destaque para o atendimento de primeiros-socorros, que ganhou 83% de aprovação.

Os entrevistados também fizeram sugestões de melhorias. Entre as principais reivindicações, pediram banheiros nas estações, redução do tempo de intervalo dos trens, ampliação do horário de funcionamento do Metrô-DF aos domingos e feriados, além da expansão do sistema. Eles afirmaram usar o canal de WhatsApp como a principal forma de se comunicar com a Companhia.

15/01/2021 – Metrô-DF

Print Friendly, PDF & Email