Maio é o mês de chamar atenção e conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Neste ano, o Maio Amarelo tem como tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. A campanha é realizada desde 2014.
Mesmo com a redução dos congestionamentos em muitas cidades brasileiras por conta da pandemia, o trânsito continua fazendo muitas vítimas. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 31 mil pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2019.
Esses altos índices são informados todos os anos, gerando reflexos nos diversos setores sociais e mostrando a urgência de ações públicas que visem a melhoria do planejamento integrado de transporte em todo o País.
“Conscientizar a sociedade dos cuidados é importante, mas também é preciso efetivar políticas públicas eficientes. É preciso investir em educação de trânsito, fiscalização de condutores, autuação de infratores, formação e especialização dos agentes de trânsito, consciência cívica e tantas outras medidas que, juntas, resultarão em um trânsito mais livre de acidentes, congestionamento e poluição”, explica a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.
Ao longo do mês de maio, diversas ações estão sendo desenvolvidas para conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro. O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), que faz parte da Confederação Nacional do Transporte (CNT), está realizando uma ampla divulgação em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária. A ANPTrilhos faz parte do Sistema CNT e apoia a iniciativa.