A Concessionária Linha Universidade (LinhaUni), a empresa responsável pelo projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, é a nova filiada da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha vai atravessar diversos bairros, onde se localizam algumas das principais universidades da capital paulista. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
“Para a Concessionária Linha Uni é importante fazer parte da ANPTrilhos, associação que reúne as maiores operadoras metroviárias do país. Ao manter colaboração estreita entre seus associados e com os poderes públicos, promovendo troca de informações e estudos destinados ao aperfeiçoamento do sistema nacional de transporte sobre trilhos e da respectiva legislação, a ANPTrilhos constitui-se em importante parceiro estratégico na defesa dos interesses do Setor e no processo de desenvolvimento, inovação e aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil”, explica Jaime Juraszek, Presidente da LinhaUni.
O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária. As obras estão em execução pela área de construção do grupo Acciona, acionista do projeto, com geração de mais de 9 mil empregos. Após a conclusão, a nova linha de metrô paulistana será operada pela LinhaUni por 19 anos.
“A ANPTrilhos fica muito feliz com a filiação da LinhaUni, que se une aos nossos associados. A entrada da empresa vai somar muito aos trabalhos realizados pela entidades, trazendo inovações para o setor metroferroviário”, enfatiza Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.