Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Linha Uni lança área inédita em seu site com informações sobre os sítios arqueológicos

Concessionária traz transparência à população sobre os processos de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

A Linha Uni, concessionária responsável pela construção e operação da Linha 6-Laranja de metrô, implementou uma área inédita em seu site (www.linhauni.com.br) focada nos sítios arqueológicos identificados durante os trabalhos de escavação nas obras do futuro ramal metroviário.

A nova página contém descritivos e fotos dos achados históricos que retratam a antiga São Paulo, com linha do tempo e os protocolos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que podem ser consultados sem restrições pelos usuários.

Entre 2021 e este ano, ao todo, foram identificados nove sítios arqueológicos históricos, sendo sete já resgatados. Desde o início das obras, já são 11 cadastrados: Miguel Conejo (Estação Freguesia do Ó), Água Branca (Estação Água Branca), Santa Marina I (Estação Água Branca), Santa Marina II (Estação Santa Marina), Pompeia (Estação Sesc-Pompeia), São Joaquim I (Estação São Joaquim), Falha Taxaquara (VSE Tietê), Sara de Souza (VSE Sara de Souza), Saracura/Vai-Vai (Estação 14 Bis), Vila Cardoso (Estação Vila Cardoso) e Lavapés (VSE Felício dos Santos), este último no bairro da Liberdade.

“Os sítios arqueológicos são locais que preservaram evidências materiais de antigas ocupações humanas, que permitem o estudo e a compreensão desses cotidianos. Felizmente, no Brasil, os sítios são considerados Bens da União, integrando o Patrimônio Cultural Brasileiro. No caso deste projeto, merece destaque o Sítio Saracura Vai-Vai, comprovadamente associado a um antigo quilombo – o Saracura, que resistiu à urbanização do Bixiga. Um novo sítio, que encontramos na Liberdade, o Lavapés, também é promissor nesse sentido. Estamos empenhados nessa pesquisa, que poderá contribuir para o reconhecimento da ancestralidade negra, e talvez indígena de São Paulo”, afirma a arqueóloga e diretora da A Lasca Arqueologia, Lúcia Juliani, coordenadora científica das pesquisas desenvolvidas nas áreas da Linha 6 – Laranja.

As obras da Linha 6-Laranja são acompanhadas pelo Programa de Arqueologia Preventiva, que obedece às diretrizes legais relacionadas ao patrimônio arqueológico cultural brasileiro. Além disso, a concessionária desenvolve ações de educação patrimonial, por meio de parcerias com professores e alunos vinculados a unidades escolares relacionadas às Diretorias de Ensino Centro-Sul, Norte I e Diretoria Regional de Educação Freguesia-Brasilândia.

“Com a inclusão dos dados referentes aos achados arqueológicos em nosso site, garantimos à população conhecimento sobre todos os trabalhos realizados nesse sentido durante as obras da Linha 6-Laranja de metrô. Esses achados contam a verdadeira história de São Paulo, escondida no subterrâneo da cidade. É o resgate e o ressignificado da cultura paulistana”, esclarece Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni.

O monitoramento arqueológico continua sendo executado em todas as unidades construtivas e turnos de atividades (manhã, tarde e noite) para garantir a proteção dos contextos arqueológicos identificados.

Para conferir todas as informações, fotos e curiosidades, basta acessar o link.

15/08/2023 – Linha Uni

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email