A região Oeste vai ganhar uma nova conexão com o sistema metroviário. A Linha 8 da CPTM, que vai de Itapevi a Júlio Prestes, terá uma ligação, na estação Água Branca, com a futura linha 6-Laranja do Metrô.
O ramal, que vai ligar a região Noroeste ao centro da Capital, está em fase inicial de obras.
Na última semana, o governador Geraldo Alckmin assinou empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 690 milhões, para desapropriações em áreas que vão receber os trilhos. Os recursos são viabilizados por meio da Administração Geral do Estado.
A Linha 6-Laranja é a primeira PPP (Parceria Público Privada) de mobilidade urbana na característica greenfiled, que contempla todas as partes da sua implantação, a partir do zero. É ainda a maior da América Latina. A previsão de entrega é 2020.
O valor total do contrato é de R$ 9,9 bilhões. O investidor privado assume a responsabilidade de execução, operação e manutenção do serviço. Quando entrar em operação, a Linha 6-Laranja também vai oferecer outros três pontos de conexão com a rede metroferroviária: Linha 7-Rubi (Água Branca); Linha 4–Amarela (Higienópolis/Mackenzie) e Linha 1-Azul (São Joaquim). Ela será totalmente subterrânea e deverá transportar 633 mil pessoas por dia.