Os usuários da CPTM ganharam mais dois novos trens! As composições vão operar na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), totalizando 18 novas unidades em operação na linha, que atende cerca de 458 mil pessoas diariamente. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira (6), na Estação da Luz, e lembrou das composições entregues no ano.
“Já são 28 trens novos. Os dois entregues hoje vão para a Linha-7, que é a que tem a frota mais antiga, da década de 50. Ainda neste mês de dezembro completaremos 30 trens novos. E o ano que vem mais 35, totalizando 65 trens novos”, disse Alckmin, antes de enaltecer as características das composições.
“Trens novos com ar condicionado, câmeras de vídeo, motorização maior e conforto. Cada trem tem oito carros. São 520 carros a mais com vagão contínuo. Muito mais segurança e muito mais conforto. Com mais horários e diminuindo a superlotação”, explicou o governador, que pela primeira vez foi a um evento previsto em sua agenda com um motorista da Cabify, aplicativo que ganhou concorrência para atender o Governo.
Com os novos trens, ambos da série 9.500, fabricadas pela Hyundai Rotem, já são 28 em operação (18 na Linha 7-Rubi e 10 no serviço Expresso Leste, da Linha 11-Coral) do lote de 65 unidades compradas. Com isso, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional.
O objetivo é oferecer composições modernas e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários.
Como são os novos trens
Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).
Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização.
Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.