Linha 6-Laranja avança: Tatuzão chega à futura Estação Maristela

Nos próximos meses, a tuneladora seguirá rumo à estação Brasilândia, que ficará no terminal norte da linha

13/11/2024 – Linha Uni

O projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, liderado pela concessionária Linha Uni e pela ACCIONA, celebrou mais uma conquista nesta terça-feira (12): a chegada da tuneladora norte ao local da futura Estação Maristela, a penúltima do ramal. A tuneladora já havia alcançado a Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado em março deste ano e percorreu 1.083,94 metros até chegar no ponto atual. A estação está atualmente em construção e terá 39,22 metros de profundidade.

O CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek, celebrou o marco e reforçou a importância das obras para o município: “Já estamos na reta final da passagem das tuneladores e estamos muito contentes com a chegada à penúltima estação do trecho norte. O avanço reafirma o compromisso da Linha Uni com o cronograma do projeto e com a melhoria da mobilidade urbana na capital paulista”, diz. O próximo destino da tuneladora é a Estação Brasilândia, terminal norte da linha.

Com as tuneladoras norte e sul em operação, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 11,5 km de túneis construídos, conectando 12 estações. Atualmente, estão em andamento atividades em 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e segurança (VSE). Ao todo, já são 10 estações com as escavações finalizadas e 2,3 km de túneis em método convencional (NATM).

A Linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos. A concessionária é responsável pela retomada do projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que conta com investimento comprometido de mais de R$ 18 bilhões e é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina.

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de cerca de 9.000 empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos

Sobre a Linha 6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de mais de 10 mil empregos. Depois de finalizada, a linha será operada pela concessionária Linha Uni por 19 anos.