Linha 5-Lilás faz 1ª viagem teste entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin

O governador acompanhou a viagem teste na Linha 5-Lilás de dentro da cabine

Os trens da Linha 5-Lilás fizeram neste sábado (20) a primeira viagem teste entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin. A Linha 5 vai ligar Capão Redondo até Chácara Klabin e fará interligação com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro do Metrô, Linha 9-Esmeralda da CPTM e três terminais integrados de ônibus.

O governador Geraldo Alckmin participou da viagem teste e falou sobre o andamento das obras. “Aqui, na estação Brooklin, nós estamos com a via permanente pronta e três estações em acabamento, quase concluídas. Já fizemos a viagem de teste entre Adolfo Pinheiro e Brooklin, passando por Alto da Boa Vista e Borba Gato”, disse.

A viagem entre as duas estações já é possível porque os túneis estão totalmente construídos, com os trilhos e sistema elétrico implantados. O Metrô agora trabalha na finalização das estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato para abertura ao público em julho deste ano. Em março, o governador lançou o edital de concessão da Linha 5-Lilás. O leilão está previsto para o dia 4 de julho na Bovespa.

A demanda estimada para a linha completa, que ligará os bairros de Santo Amaro, Brooklin, Campo Belo, Moema e Vila Clementino, é de 800 mil passageiros por dia. “A Linha 5 é estruturante, pois interliga as linhas 9-Esmeralda, da CPTM, 17-Ouro, do Monotrilho, 2-Verde e 1-Azul do Metrô. Será um benefício muito grande para a população”, afirmou Alckmin. A expansão da Linha 5-Lilás vai acrescentar mais 10 km e 10 estações à linha.

Mais melhorias

Esta etapa da ampliação também inclui o funcionamento integral e definitivo do novo sistema de controle automático de trens (CBTC), a partir das 4h40 de segunda-feira (22), entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, além do uso dos novos trens, que permitirá a circulação das composições sem restrição de velocidade em dias de chuva.

O CBTC é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição dos intervalos com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. É o mesmo sistema utilizado nas Linhas 2-Verde, 15-Prata e 4-Amarela.

Já os novos trens contam com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes (ABS), além de nova iluminação.

Fotos: Alexandre Carvalho/A2img

20/05/2017 – Governo do Estado de São Paulo
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